O Contemplário: onde as lavandas e sonhos coexistem

A luz do sol, as asas e o bumbum da abelhinha e as duas flores miúdas fizeram com que esta foto se tornasse uma das minhas preferidas!

Estava com tanta saudade de deixar registrado por aqui o sonho que foi conhecer os campos de lavanda! Felizmente, ainda tenho muitas fotos e momentos felizes para compartilhar dessa aventura, então esperam que ainda devo semear por aqui no twee mais palavras e fotografias que cultivei durante essa viagem tão linda. Ah e caso não tenha lido os outros dois posts que fiz sobre Cunha, recomendo ver tudo aqui para não perder nenhum pedacinho.

Como ainda não tinha falado especificadamente dos locais que possuem plantação de lavanda em Cunha, hoje decidi compartilhar as fotos dos dias em que fui passear no Contemplário e pretendo, em um post futuro, compartilhar as fotografias de quando fui ao Lavandário. Já aviso que esse post está recheado de fotografias e palavras!


O Contemplário


O Contemplário se tornou um dos meus locais preferidos. Além de ter um nome lindinho, o lugar é tão aconchegante e gracioso que eu poderia passar a manhã ou a tarde inteira lá, só caminhando entre as lavandas e apreciando as abelhinhas. Para mim, é um passeio que agrada a qualquer um e que certamente tocou e encantou o meu coração. 

O passeio no contemplário é gratuito e há um rapaz simpático apresentando o local na entrada (e caso você tenha a mesma sorte eu tive, vai ter também uma vaquinha comendo grama logo na entrada). Depois de entrar é só começar a explorar cada cantinho, então lembre-se de ser curioso como uma criança e se aventure livremente por lá sempre carregando muita gratidão no coração por estar em um local tão bonito! 




Há um longo caminho enfeitado com hortênsias no lado esquerdo e muitas, muitas, muitas lavandas no lado direito. As hortênsias já estavam com muitas de suas pétalas secas, mas haviam essas duas que ainda mantinham suas cores. Apesar de amar azul, o tom de verde da direita simplesmente roubou o meu coração, ainda mais com os detalhes violetas. Hortênsias são uma das flores que me fazem pensar em fadas, sinto que se eu ficar olhando por um longo período de tempo para esse buquê florido, conseguirei achar uma escondida se eu for rápida e atenciosa o bastante! hihi 


As lavandas presentes por lá são as francesas (Lavandula dentata) e o cultivo, além de ser um deleite para os olhos, é voltado para a colheita, então sempre haverá mudas novas e plantas com flores no campo, o que significa que vai ter partes com lavandas floridas, não importando a época do ano. 


É um campo muito extenso, você pode andar livremente por ali (mas sempre tendo educação e pedindo com licença para as abelhas!) e se apaixonar por cada lavanda que por ali cresceu e floresceu. A vista também é muito bonita e no lado oposto a plantação tem um pequeno chafariz e, se eu estou bem lembrada, pés de laranjas ou outra fruta cítrica. 


Meu pai tirou essa foto enquanto eu estava fotografando as florzinhas brancas e miúdas eu haviam ali do lado das lavandas, nesse momento eu ainda não havia entrado no campo (que pode ser visto ao fundo), mas já estava muito feliz.  O sol estava tão bonito e acolhedor nessa manhã fria de julho. Parece que foi há pouco tempo quando eu pude ver tanta beleza em poucas horas, mas quando lembro que as fotografias foram todas tiradas com minha companheira da época, a querida srta. compacta da foto acima, eu percebo o quão rápido o tempo passou desde esta aventura!



E o resultado da foto foi esse. O chão ficou todo coberto pelas florzinhas brancas, esta é a neve da primavera que ficaria hibernando até acordar em meados de setembro.

O Contemplário tinha um pequeno e charmoso café logo na entrada, conhecido como Café Iracema. Para chegar lá, é preciso passar por um espaço que lembra a uma greenhouse de madeira, pois haviam várias plantinhas felizes morando ali e que podiam ir para um novo lar, caso alguém desejasse. Eu fiquei com vontade de levar uma muda de lavanda e uma linda suculenta, mas como íamos voltar de avião fiquei insegura e deixei as plantinhas por lá mesmo. O café funcionava junto com uma pequena loja onde são vendidos os produtos feitos à mão com as plantinhas aromáticas cultivadas por ali, então há velas, sabonetes, aromatizadores e outras cheirosas.  

No café tem muita coisa gostosa e eu fico com muita saudade do gostinho suave das trufas de lavanda só de lembrar. Por lá você pode encontrar sorvete de lavanda, bombons de chocolate com recheio de lavanda (trufas), bolo de banana e é claro: café. Tudo parecia ser muito delicioso e os funcionários eram todos simpáticos e atenciosos. Eu gostaria de ter tirado foto das guloseimas, mas não deu um minuto e já foram para a minha barriguinha. rs


Durante a viagem inteira eu estava ansiosa para encontrar dentes-de-leão, essas plantinhas mágica que fizeram parte da minha infância e que sempre encantaram o meu coração. Porém, depois que me mudei do Rio, nunca mais tive a sorte de encontrar esses tesourinhos... Felizmente tenho o privilégio de viajar de vez em quando e sempre que estou em algum lugar novo, fico procurando um pompom em cada esquina e é uma enorme felicidade quando vejo um de longe e logo corro para assoprá-lo e fazer um pedido.

No segundo e último dia em que estive no Contemplário a plantação estava completamente vazia. Me senti como se tivesse o campo inteiro só para mim e foi maravilhoso. Com todo o silêncio, conseguia ouvir o barulho das asas das abelhas batendo e o pulsar do meu próprio coração, que estava mais feliz do que nunca. Fiquei fotografando as abelhinhas que eu via nas lavandas e depois de ficar alguns minutinhos falando com elas e as flores perfumadas que estas estavam a visitar, eu avistei vários pompons bem longe e eu tinha certeza que eram os meus amáveis dentes-de-leão. 

Nos momentos em que eu me abaixava para tirar foto ou para pegar um dente-de-leão, meu pai disse que me perdia de vista e ao ouvir isso eu me senti como uma flor, camuflada entre as lavandas e dente-de-leões, como se pertencesse aquele campo.


Caminhei delicadamente entre as flores enquanto tentava ir até um pontinho branco e fofo e depois de uns dois minutos eu estava bem longe do meu pai e tão pertinho de um sonho. Como os pompons estavam bem distantes entre si, fui em uma caça-ao-tesouro ao procurar um por um e me senti muito sortuda por ser a única pessoinha no campo naquele momento, brincando de encontrar plantinhas tão mágicas em uma plantação de lavandas.  

Devo ter andado durante uma hora e meia entre as lavandas enquanto procurava por dentes-de-leão e fiz vários desejos ao assoprar as sementinhas desses tesouros. Essa é,  sem um pingo de dúvidas, um dos meus pequenos grandes prazeres, amo ver as sementes flutuarem no ar como se estivessem dançando, essa é uma das cenas que enche a minha alma e me faz querer dançar também. E depois de tanto assoprar os pompons que tanto amo, meu cabelo ficou enfeitado com várias sementes. hihi 


Espero que tenham gostado do post 

Peço desculpas pelo sumiço! Não planejei ficar tanto tempo longe do Twee, eu estava até tentando trazer um post para aqui no mês passado, mas não conseguia clicar no botão "publicar" e acabei deixando vários de rascunho. Mas voltei para cuidar desse meu jardim e vou estar semeando minhas palavras e fotografias com frequência por aqui, visto que nas últimas semanas escrevi três posts (sem incluir esse) que já estão prontinhos para serem lidos.

Ps: estava anotando os locais que desejo visitar na nova viagem que iremos fazer agora em julho enquanto terminava este post. Em poucos dias estarei em uma nova aventura e espero voltar com muitos momentos bons para compartilhar por aqui.

*aviso*

Estou me preparando e tentando deixar todas as ideias anotadas antes de ir viajar (faltam dois dias!) e assim que eu voltar, irei ler e responder a cada comentário deixado por aqui, mas já agradeço pelo carinho e pelas palavras deixadas para mim, sou muito grata por cada visita feita e palavrinha escrita ♡.    

Muito obrigada a cada um que tirou um tempinho para comentar no post passado!
Já respondi e sorri com todos os comentários :)

18 comentários

  1. AAAh Mel! que lindo! Estava com saudades dos seus posts, fiquei feliz ao ver a primeira foto ^^ (uma continuação do: sonho com cheirinho de lavanda!!! S2) É um prazer tão grande ler os seus textos, eu facilmente consigo mergulhar na telinha do computador e passear por esses campos de flores, você tem o cuidado de descrever cada detalhezinho do que esta a sua volta, sempre com muita delicadeza.
    Eu meio q sofri um "acidente" mês passado, (fui separar a briga dos meus nenens e acabei levando mordida nas duas mãos, demorou bastante pra cicatrizar, mas agora já estou bem ^^) e com taaaanto tempo livre, sem conseguir mexer os dedinhos direito, eu fiz uma maratona aqui no Twee <3 ajudou a passar os dias, sonhando com os seus textos e fotografias de tirar o fôlego, rs inclusive esse que vc acabou de postar, já me veio várias ideias de ilustrações em mente =] Adorei poder ver mais fotos dessa viagem! Adorei saber que já tem mais posts prontinhos! rs e já estou ansiosa pelos futuros posts que virão da sua viagem do mês que vem =D inté Mel o/ bjos =3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oh chuchu, que comentário mais lindo!! Muito obrigada por cada palavrinha, Adri. Você fez brotar um sorriso enorme no meu rosto e certamente deixou o meu dia mais colorido! Vou lembrar do seu comentário com carinho, tenha certeza disso. Você é uma querida!
      Sinto muito saber pelas mordidas... Só de imaginar fiz uma cara feia de dor, espero que tenha já cicatrizado e que você esteja bem :)

      Ai eu nem acredito que você passou tanto tempo assim no meu cantinho, me sinto honrada e toda boba só de pensar que você ficou lendo os posts por aqui. haha
      Agora que voltei de viagem estou tentando ao máximo me organizar para publicar os posts que tenho em rascunho e já começar a escrever as postagens dessa viagem que eu fiz! Me deseje sorte ☘

      Muito obrigada pelo carinho, suas visitas sempre me deixam sorrindo e significam muito para mim.
      Abraços apertados em ti ♥

      Excluir
  2. Fotografias lindíssimas, como sempre! Nunca visitei um campo de flores, mas tenho um desejo imenso de o fazê-lo. Espero conseguir realizar isso em breve. Enquanto não o faço, apreciarei postagens delicadas como a sua e da Lu, do blog Memorialices. Recentemente ela visitou um campo de girassóis e fiquei encantada com a beleza do lugar.


    P.S: Senti falta das suas postagens, Mel !

    letologia.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aww você é sempre tão gentil, Eva! Muito obrigada por suas palavrinhas lindas.
      Eu vou torcer muito para que você possa conhecer de pertinho um campo de flores em breve! E quando o fizer, por favor não deixe de me contar como foi :)
      Ah não sabia que a fofa da Lu tinha visitado um campo de girassóis, eles são tão lindos... Sonho em ver um pessoalmente também e, principalmente, poder cultivar vários girassóis em um jardim. São tão bons para as abelhas e passarinhos, além de serem uma das minhas flores preferidas!

      Ai fiquei tão feliz em saber que você sentiu falta dos posts por aqui! Isso me anima para sempre continuar a escrever por aqui e não sumir por muito tempo. hihi
      Obrigada pelo carinho ♡

      Excluir
  3. Júlia Pereira27 junho, 2018 14:18

    Nunca nem sonhei que existia uma plantação de lavanda aqui no Brasil, mas agora que descobri lendo os seus posts eu não posso esperar para marcar a minha próxima viagem e ver de perto um campo cheio das minhas flores preferidas. Eu fiquei sonhando com cada linha que você escreveu e as suas fotos, uma mais bonita do que a outra, me trouxeram uma paz... Seu blog é lindo, parabéns.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa, fiquei tão contente em ler que você descobriu que havia plantações da sua flor preferida aqui no Brasil através do meu post! Imagino a sua felicidade e vontade de conhecer logo esses campos e vou torcer para que você possa visitar o Contemplário em breve, aposto que irá amar. Eu imagino que se eu descobrisse que aqui também existisse por exemplo, um bosque com bluebells, eu ficaria sem palavras e muito empolgada para poder ver logo com meus próprio olhinhos. haha

      Muito obrigada pelo comentário fofo e pelo carinho, Júlia. Amei saber que você saber que lavandas são suas flores favoritas (adoro descobrir a flor preferida das pessoas!) e que minhas palavras e fotografias lhe trouxeram uma paz...

      Excluir
  4. Que saudade que eu estava do Twee, miss Mel!
    A plantação de lavandas que você visitou é tão encantadora. Incrivelmente, dessa vez reparei a palheta de cores que elas possuem ao invés de só ver as fotos do lugar. É incrível como a natureza consegue fazer coisas tão perfeitas... Os tons de lilás com o verde, o branco e o marrom nos dão a sensação de estarmos em um universo completamente diferente.
    Parabéns! Ah, você conseguiu experimentar o sorvete de lavanda que vendem em Cunha?
    Beijos açucarados

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, Bru... Eu fico toda alegre e bobinha ao saber que você sentiu falta do Twee!
      Também amo notar as paletas de cores da natureza, acho a combinação de lilás e verde tão linda... Aliás, lilás é uma cor tão suave e delicada, até o nome me encanta. É de encher os olhos de tão belo que é esta plantação. E eu consegui sim tomar o sorvete! Adoro sorvete em dias frios. haha ♡

      Abraços apertados! Obrigada pelo seu comentário fofo :)

      Excluir
  5. Oi, Mel. ♥
    Admiro muito a forma com que você anexa as fotografias que tira da natureza em meio às palavras dos textos que escreve.
    As fotos das flores, dos bichinhos, passarinhos e abelhas... trazem tanta paz e alegria ao meu coração...
    Sempre muito bom ver as fotos de Cunha que você tirou quando esteve na cidade.
    Fiquei imensamente feliz em razão da linda visita que você fez hoje ao meu blog. Alegrou completamente o meu domingo, as palavras que me deixou, reconfortaram o meu coração que estava tristinho... e pôs de volta um sorriso em meu rosto. :)
    Muito obrigada, Mel.
    Você é maravilhosa!

    Com carinho,
    Rose.♥♥♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Rose ♡
      Como me alegra saber disso! Tento sempre fazer com que fique tudo em harmonia, as fotografias e as palavras andam de mãos dadas por aqui... E ler que as minhas simples fotos da natureza lhe trazem paz e alegria fez o meu dia.
      Oh que surpresa feliz saber que, coincidentemente, fiz minha visita logo quando você estava com seu coraçãozinho tristonho... e pensar que consegui pôr um sorriso nesse seu rostinho significa muito para mim!

      Eu que agradeço pelo seu carinho, Rose. Suas palavras sempre me deixam sorrindo e motivada a compartilhar meus textos e fotografias aqui no Twee. Muito obrigada por tudo, por cada visita feita e recadinhos deixados :)
      Abraços floridos para ti ♡

      Excluir
  6. Ah, Mel... que post mais encantador! <3

    O Contemplário parece ser um lugar mágico, eu fico imaginando como deve ser a sensação de andar por entre essas flores. Deve ser como estar dentro de um sonho. Espero ter a oportunidade de conhecer Cunha algum dia.
    Suas fotos ficaram lindíssimas, Mel, e você escreve de uma forma tão bonita que parece que estou lendo um livro de conto-de-fadas. Eu já estava morrendo de saudades dos posts do Twee!!! ♥
    Espero que você possa conhecer lugares tão mágicos quanto este em suas próximas viagens.

    PS: Minha mãe viu o seu blog. Ela achou suas fotos lindas! Ela também disse que me enxergou bem novinha, quando viu o mini vídeo de você andando entre as flores (aliás, achei um amor esse mini vídeo, espero que você poste mais como esse), hehe. Acho que é porque eu tinha um cabelão igualzinho o seu. Para mim, você parece uma fada! Ela também falou que nós duas temos gostos muito parecidos. Acho que ela gostou de você!

    Um abraço bem apertado, daqueles de urso, hihi...
    Lela. 🌸🌻🐝

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aww Lela, você é sempre tão carinhosa! Muito obrigada, chuchu ♡

      É um sonho estar lá, quando pus meus pés na entrada eu mal pude acreditar que finalmente iria ver uma plantação de flores pela primeira vez, eu estava tão feliz! Vou amar saber quando você tiver a chance de conhecer esse lugar tão lindo, quero que você possa ver tudo com seus próprios olhinhos então vou torcer por ti!

      Oh chuchu, saber que você acha a minha escrita bonita fez o meu dia e ano... e como se eu não estivesse já feliz o bastante, você ainda diz que você se sente lendo um livro de conto-de-fadas! Como meu coraçãozinho se sente depois de receber um elogio tão especial assim para mim, especialmente vindo de ti? Não sei nem dizer...
      Dei um sorriso do tamanho do mundo ao ler que sua mãe viu o meu cantinho! Que surpresa feliz e tão inesperada. Diga e ela que sua visita me deixou muito alegre e que adorei saber que ela enxergou você quando viu o vídeo, pois não há coisa mais bonita do que os olhos de uma mãe que vê com as lembranças e com o coração.

      Agradeço imensamente por suas palavrinhas, Lela. Você é uma flor do campo que espalha contentamento por onde quer que vá e sua visita, assim como a da sua mãe, me deixou com o coração quentinho e toda feliz. Sempre me sinto como se estivéssemos tomando um chá da tarde e falando sobre a vida quando você escreve para mim e saiba que também amo o jeito que você tem com as palavras, viu? Lhe adoro, flor do campo :)

      Abraços apertados em ti e na sua mãe ♥

      Excluir
  7. Que lindas fotos, querida! E que lugar encantador! Deve ter sido um passeio terapêutico.
    Um beijo, Inês

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada pelo elogio gentil, Inês. Suas fotografias são tão bonitas que um elogio vindo de ti me deixa toda bobinha. haha :)
      Cunha é uma cidade muito bonita e calma, me senti tão leve enquanto estava passeando por lá...
      Abraços floridos ♡

      Excluir
  8. OOh, Mel, que post mais lindinho! Esse ano eu tive a oportunidade de conhecer um campo de girassóis aqui onde eu moro, e foi uma experiência incrível estar em contato com a natureza desse jeito. Agora, vou tentar achar um campo de lavandas também hehe. Sempre achei essas plantinhas lindas e encantadoras <3

    Assim como você, eu também amo dentes de leão. Eles são um pouco difíceis de achar por aqui (o último que vi foi no ano passado). Suas fotos dele me deixaram nostálgica.
    Ah, as cores da sua roupa combinaram com as lavandas. Parece que você pertence àquele lugar. Esse vídeo/gif ficou tão fofo!

    Em fim, também estava com saudades dos seus posts. Curiosa para ver os próximos *-*

    ResponderExcluir
  9. Que lindo lugar! E lindas as fotos! Fiquei imaginando o encantamento do teu pai, com o teu deslumbramento! Me pareceu existir muito mais emoção neste post, do que aparece nas fotos!
    Linda postagem!
    Bjinho!

    ResponderExcluir
  10. Que lugar mágico Mel! eu adoraria poder caminhar por esse lugar.Poder contemplar a natureza plena em toda a sua formosura deve ser incrível.aposto que você guardará esses momentos para sempre. Eu amei cada foto,e me imaginei andando por lá assim como você.

    Abraços da Lia☆

    ResponderExcluir
  11. Amei o nome do lugar contemplário. Ficou lindas estas lavandas, fico imaginando como deve ser ainda mais bela pessoalmente. Também me sentiria uma flor assim camuflada rs
    Twee é muito cara de contos de fadas!

    https://melkdias.blogspot.com/

    ResponderExcluir

♥ Deixe um comentário, eu irei adorar saber a sua opinião sobre o post!

♥ Todos os comentários são lidos e respondidos por mim.

♥ Não é preciso ter um blog ou uma conta para comentar, basta um nome e um email.

♥ Clique na caixinha "Notifique-me" no canto direito caso queira saber qual foi minha resposta para o seu comentário.