Dossiê: uma caneca quentinha & perguntas sobre o outono



Eu gostaria de ter publicado este post no equinócio de outono para desejar boas vindas a esta estação tão acolhedora, mas só comecei a escrevê-lo no último dia do mês de março e depois de vários imprevistos, cá estou eu em abril tentando encaixar um pouco da essência outonal presente nesses meses nesta postagem, através de fotografias e palavras que me fazem pensar nesta estação tão bonita.

Para isso, pensei em criar pela primeira vez uma tag que pudessem refletir um pouco da magia desse equinócio. Então é hora de pegar um cobertor, uma caneca quentinha de chocolate quente, chá ou quem sabe café com leite... o que você preferir e se aconchegar para começar a ler as perguntas e sinta-se livre para respondê-las também! 


Na cidade em que moro não existe outono, ou melhor dizendo, não existe de verdade nenhuma outra estação a não ser o verão, mas isso não me impede de comemorar os equinócios e solstícios, nem de imaginar como seria ter de fato cada estação do ano. Eu vivi poucos outonos, poderia até contar nos dedos, mas não lembro deles pois era pequenina demais. Mas gosto de pensar que há muitos que poderei apreciar no futuro. Então não desanime caso não haja outono onde você mora, pois mesmo eu mesma não tendo esta estação por perto de mim, eu penso nela com carinho e as minhas respostas serão baseadas no jeitinho em que eu imagino o outono.



{Bússola} se o outono fosse uma moradia, qual ele seria? 

Seria uma cabana no meio de uma bosque com carvalhos, sequoias, maples, pinheiros e animais. 

{Lupa} o que você acha que as fadas do outono fazem na estação?  

Ajudam a abrir as pinhas, pintam as bolotas de carvalho de marrom, fazem as últimas folhas caírem, e sussuram no ouvido de alguns esquilos que estão em dúvida, quais os melhores lugares para estes enterrarem suas nozes e bolotas para o inverno. 

{Vela} quais cheiros te lembram ao outono?

O cheirinho de cappucino, lenha, terra molhada, canela, chocolate amargo e pinhas. 


{Palavras} cite uma das suas citações preferidas te lembra do outono:

"Autumn is a second spring when evevry leaf is a flower" - Albert Camus




{Mapa} o que você levaria na sua mochila para passear durante uma tarde no outono e para onde iria?

Lápis de cor, um livro de identificação de cogumelos ou pássaros, estojo de aquarela, um sketchbook e um caderno para colocar as folhas que eu poderia achar no caminho. Eu iria para a biblioteca, em um dia chuvoso e para um parque em um dia nublado ou ensolarado. Se houvesse por perto uma floresta, caminharia por ela e no final pararia em uma cafeteria para tomar um chocolate quente para me aquecer.

{Dó ré mi} Cite uma música e instrumentos que te lembram a estação

You already know - bombay bicycle club, esta música também me lembra a chuva e por coincidência, está chovendo enquanto escrevo este post! Violino e violoncello, ambos instrumentos lindos que combinam com o outono.

{Feche os olhos} se o outono fosse uma pessoa, como esta seria? 

Seria alguém gentil, com voz aveludada e acolhedora. Teria sardas no rosto, ombros e braços e uma risada alegre que deixaria traços de saudade. Teria espírito livre e cheirinho de chá de canela.  




{Cesta de palha} cite três coisas que você levaria para um piquenique de outono. 

Pequenos pães de abóbora, cookies de aveia com gotas de chocolate e cinnamon rolls

{Dicionário} cite algumas palavas que te lembram ao outono: 

Pumpkin, nozes, gengibre, oak, canela, aconchego ...

{Guarda-roupa} o que você teria em seu guarda-roupa de outono?

Meias 7/8 de algodão bem fofo, oxford marrom e alguma bota verde musgo ou caramelo para caminhar em florestas. Vestidos com gola peter pan, boinas e cardigãs quentinhos.  

{Pegadas} quais animais te lembram ao outono?

Corujas, esquilos, ouriços-terrestres, raposas, ursos...



{Pirlimpimpim} se pudesse criar um feitiço de outono, qual nome este teria e o que ele faria?

arbrétoile: se feito corretamente perto de folhas já caídas no chão,  iria fazer com que estas ficassem flutuando no ar, como se estivessem paradas no tempo quando estavam caindo das árvores, antes de tocarem o solo. 

Pensar em um nome foi um tanto difícil, mas acabei juntando as palavras francesas "arbre" (árvore) e "étoile" (estrela) por achar que a pronúncia dessas duas palavras juntas possui um toque mágico e a escrita também. Talvez as folhas flutuando no ar lembram um pouco as estrelinhas penduradas no céu... Como é uma palavra inventada, não tem como eu mostrar a pronúncia dela aqui, mas aqui estão os áudios das duas palavras sendo pronunciadas separadamente:

{Biblioteca} cite um livro cuja a capa e algum pedaço da história te lembre ao outono: 

Pax, a capa é em tons terrosos e tem ilustrada a raposa da história. O livro conta a história de Peter e Pax, a raposa que ele resgatou ainda filhote. Como muitos capítulos se passam na floresta mostrando o ponto de vista da raposa, o ambiente me lembrou um pouco o outono, por mais que não se passe nessa estação. O livro é um tanto tristonho, eu li há alguns anos atrás quando foi lançado...  

{Giz de cera} cite cores que te lembram a estação e dê nomes para elas

bolinho de chuva • latte  cozy   pumpkin
cinnamon   autumn  maçã do amor   chocolate
bosque  fôret  • musgo • erva doce 
muffin de amora • maple syrup


Esta foto com eu pulando voando me fez lembrar de Peter Pan, pois parece que encontrei um pouquinho de pixie dust e decidi ir pela primeira vez para a terra do nunca hihi... Aliás, as fotografias  que usei para ilustrar este post foram tiradas em julho do ano passado no Jardim Botânico de Curitiba (sim, vou fazer um post sobre o jardim ainda!), no meio do inverno, onde achei esse cantinho cheio de folhas tão gracioso e fui correndo brincar com as folhinhas. Passei bons minutos sentada ali me divertindo e jogando as folhas para cima  



Espero que tenham gostado do post!

 Já é outono na cidade de vocês?


Muito obrigada pelas palavrinhas deixadas para mim nos comentários do post passado,
já respondi todos eles com um sorriso no rosto

9 comentários

  1. Oi, Mel! Linda postagem... ♡
    E, sim, aqui em minha cidade, Brasília - DF, já é Outono, sim, e até fiz uma postagem, em meu novo blog, para comemorar um mês (hoje) da chegada do Outono. Blog novo que te convido a conhecer, se desejar.
    https://diariodeumaescritora93.blogspot.com/2019/04/as-petalas.html

    Mel, manda um abraço pra sua mãe, porque já estive lendo comentários dela por aqui e sinto que sua mãe é uma mulher e uma mãe maravilhosa, a qual passou muito amor para você e você irradia isso e partilha desse amor com as pessoas ao seu redor. Gostei muito de umas coisas que ela disse sobre você num comentário de outra postagem sua aqui no blog, floquinho de neve. 🌝 Um abraço para sua mãe.
    Gosto muito de você e do seu blog, de vir aqui; pois aqui, sou muito bem-recebida e acolhida. Bom, pelo menos eu tenho sido. Grata! Espero que aqui, eu seja bem-vinda. ❤️

    ResponderExcluir
  2. Menina que saudades do seu blog! Tentei entrar algumas vezes, mas estava bloqueado :(

    Infelizmente o clima de outono ainda não chegou na minha cidade, mas espero em breve poder aproveitar o friozinho e as folhas secas nas ruas ♥

    Ah e adorei as fotos (com sempre!)

    ResponderExcluir
  3. Olá querida Mel! Amei este post,as fotos estão encantadoras.Eu também sou apaixonada pelo o outono,aliás nasci nessa estação tão linda.Uma pena que aqui onde moro o outono não tem muita características como em outros lugares.Meu sonho sempre foi colecionar aquelas folhinhas lindas,e fazer um piquenique com chá e biscoitos.

    Abraços quentinhos para você!!

    https://antesda-chuva.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Bonjour, miss Mel. Ça va?

    As fotos do seu post completam uma coleção doce e que aquece o Outono de qualquer um! Como eu te mandei no Twitter, sua indicação de música para o Outono foi uma descoberta excelente para mim, pois sou um fiasco em relação a músicas e preciso descobrir muitas outras para modificar um pouco minhas playlists. Obrigada por isso, haha.

    E gostei muito do seu feitiço de Outono! Fiquei imaginando a Hermione o conjurando, não sei por quê... Ah, e também gostei muito dos nomes de cores que você sugeriu.

    Aliás, posso responder a sua tag em meu blog? Adoraria muito!

    Beijos açucarados.

    http://lafleurdelapetitesouris.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Amei suas respostas! Aqui em baixo vão estar as minhas. Abraços quentinhos e espero que já tenha esfriado por aí...

    Ps.: tenho que confessar que amo absolutamente todas as fotos que você tirou em Curituba hihi.

    {Bússola} se o outono fosse uma moradia, qual ele seria?
    Seria uma cabana de madeira bem aconchegante e escondida em alguma floresta ou bosque. E se eu fosse bem pequenina faria moradia debaixo de cogumelos selvagens e beberia água das gotinhas de orvalho.

    {Lupa} o que você acha que as fadas do outono fazem na estação?
    Ajudam filhotes de pássaros a abrirem suas asas para o mundo e sussurram palavras encorajadoras aos pássaros adultos que costumam migrar para outras regiões; fazem sopas quentinhas para toda a comunidade de fadas; pintam as folhas de marrom e as fazem cair ao chão e sussurram canções de ninar, deixando alguns animais sonolentos e preparados para dormir bastante durante o inverno.

    {Vela} quais cheiros te lembram ao outono?
    Canela, cookies e brownies assando, terra molhada, fogão à lenha, o cheirinho da minha avó.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. {Mapa} o que você levaria na sua mochila para passear durante uma tarde no outono e para onde iria?
      Aquarelas, meu sketchbook, água, fatias de brownie de chocolate amargo e nozes, mini-sanduíches com tomatinhos frescos, alface, cenouras picadinhas e algum molho, suco natural de manga (apesar de não ser a época dessa fruta que amo tanto), meu diário, canetas e lápis, uma câmera fotográfica e um livro de identificação de cogumelos e insetos. Em dias nublados eu caminharia por algum bosque, fotografando e observando tudo à minha volta, sentaria em algum tronco caído para escrever e aquarelar e fazer meu lanchinho. Em dias chuvosos eu visitaria museus e iria até a biblioteca, onde leria um livro bem aconchegante e escreveria poemas. Já em dias ensolarados eu andaria pela cidade de mãos dadas com alguém que amo observando o movimento e dando muitas risadas.

      {Dó ré mi} Cite uma música e instrumentos que te lembram a estação
      Wrong French - Piano Magic e Happy When It Rains - The Jesus and Mary Chain. Violão, violino. piano.

      {Feche os olhos} se o outono fosse uma pessoa, como esta seria?
      Seria uma pessoa gentil e amorosa, sonhadora e grande cozinheira. Teria cheirinho de vó e usaria cardigãs quentinhos e saias rodadas até o joelho. Usaria o cabelo longo em tranças e sempre meio bagunçado.

      {Cesta de palha} cite três coisas que você levaria para um piquenique de outono.
      Brownies de chocolate amargo e nozes, mini-sanduíches com pãezinhos de cebola ou de abóbora, churros de doce de leite com bastante canela e açúcar.

      {Dicionário} cite algumas palavas que te lembram ao outono:
      Orvalho, pumpkin, cobertor, canela...

      {Guarda-roupa} o que você teria em seu guarda-roupa de outono?
      Muitos vestidos com mangas bufantes e 3/4, golinhas padre/peter-pan e bolsos bordados; meias e meias-calça de todas as cores e estampas; cardigãs em tons terrosos; saias rodadas; oxfords e botinhas confortáveis.

      {Pegadas} quais animais te lembram ao outono?
      Esquilo, urso-pardo, raposas, besouros, corujas, texugos...

      {Pirlimpimpim} se pudesse criar um feitiço de outono, qual nome este teria e o que ele faria?
      Cípselampus- Eu gosto da palavra "cípsela" e do que ela significa, mas também adoro como ela soa aos ouvidos, então resolvi usá-la. O lampus vem de pirilampo, outra palavra que adoro. O feitiço deve ser usado em lugares escuros e assim que conjurado apareceriam centenas de vagalumes dançando, iguais as cípselas dançam ao vento, para iluminar todo o caminho.

      {Biblioteca} cite um livro cuja a capa e algum pedaço da história te lembre ao outono:
      Arthur Spiderwick's Field Guide to the Fantastical World Around You. A capa é em tons terrosos e lembra um diário. O livro contém várias ilustrações e explicações sobre criaturinhas fantásticas, como goblins, elfos, brownies, sereias. Os Diários da Sylvia Plath também me lembra o outono, mas ainda não sei o motivo.

      {Giz de cera} cite cores que te lembram a estação e dê nomes para elas
      tons terrosos- cacau, pão de mel, chocolate-quente, pumpkin pie, bolo de banana.
      verdes - musgo, grenouille.

      Excluir
  6. Adorei o post! Moro na serra gaúcha (Garibaldi). As estações aqui são bem demarcadas, mas é tão normal pra mim que acabo não dando tanta importância. Agora os plátanos e as parreiras estão vermelhinhos e com as folhas caindo. Ver a sua admiração pelo outono e saber que ali onde vc mora só tem verão me faz pensar em dar mais atenção pras belezas das estações aqui. Um abraço! Att, Janieli

    ResponderExcluir
  7. Eu poderia escrever 1000 palavras e ainda sim não seria o suficiente para descrever como esse post ficou encantador.
    Adorei suas respostas, super criativas e sinceras. E adorei a palavra inventada para o feitiço de outono <3

    Gostei tanto e me senti tão inspirada, que irei responder a sua tag no DiCeraland [te mando o link na DM do Instagram]

    Hoje é o ultimo dia de frio em São Paulo antes de uma semana bem quente, por isso dedico a você essa baixa temperatura, e deixo meus votos de esperança para que um dia você possa viver num lugar que tenha as 4 estações bem definidas.

    Eu tinha deixado para ver seu post novo com calma, mas não imaginei que havia se passado tanto tempo, daqui a pouquinho vai ser o nosso equinócio de inverno! Estou tão empolgada, mesmo que aqui não faça tanto frio como nas cidades mais ao sul.

    Um grande abraço, e deixo registrado que virei a esse post tão encantador outras vezes
    =*

    ResponderExcluir
  8. Oh, Mel, sinto tanta saudade de entrar no seu blog. Na verdade, eu preciso voltar a acessar mais blogs. De vem em quando venho aqui, e sempre fico feliz por ver fotos e texto novos. Você continua sendo um chuchu de tão fofa! Sua forma de ver o mundo é tão linda <3
    Eu amei todo o texto e suas fotos também. São uma mistura de Peter Pan com Alice *-*
    Por aqui anda tão quente, nem parece que estamos no inverno. Ah, e preciso lembrar de comprar uma nova meia-calça branca.
    beijinhos :*

    ResponderExcluir

♥ Deixe um comentário, eu irei adorar saber a sua opinião sobre o post!

♥ Todos os comentários são lidos e respondidos por mim.

♥ Não é preciso ter um blog ou uma conta para comentar, basta um nome e um email.

♥ Clique na caixinha "Notifique-me" no canto direito caso queira saber qual foi minha resposta para o seu comentário.