Son de flor: sonhos feitos de linho



Há alguns anos atrás eu vi uma linda foto do vestido dos meus sonhos, era ele o vestido da fotografia acima, em um belíssimo tom de verde, com gola peter pan e mangas curtas, de comprimento midi e com saia rodada perfeita para rodopiar. Foi através dele que eu tive a felicidade de conhecer as roupas feitas de linho, e sonhos, da Son de Flor que carregam poesia em suas peças ao colocarem poemas nos bolsos das roupas. Eu não poderia deixar de partilhar por aqui essa linda história e as fotografias que são pura poesia. Expressei todo o meu amor por essa história escrevendo esse post, e as fotografias lindas da son de flor foram escolhidas para ilustrar cada palavra escrita.


A Son de Flor foi criada por duas irmãs, a Vaida e a Indrė que são da Lituânia, onde o linho está entrelaçado com a história do país através de uma rica tradição de cultivo do linho há milhares de anos. É uma marca sustentável e que nasceu através do desejo de ter peças duráveis para qualquer estação e época, roupas atemporais que fogem desse ciclo nocivo criado pela fast fashion, onde coleções novas são criadas a cada temporada, roupas descartadas com rapidez, contribuindo massivamente com a poluição do meio ambiente e onde o lucro das marcas é obtido através da exploração de mão de obra barata e materiais de baixa qualidade. 



Em contraponto, uma marca sustentável de slow fashion, como a Son de flor, busca reduzir os impactos que a fabricação em massa causa, por isso prioriza a produção local, possui preços reais que incorporam custos sociais e ecológicos (por conta disso costumam ser mais caras), fazem uso de materiais ecológicos, buscam ter o menor impacto na natureza e são transparentes sobre todo o processo de produção.  "Todas as nossas roupas são feitas de materiais naturais por mãos amorosas e com cada detalhe em mente: sua aparência e durabilidade, como afetam, como fazem você se sentir. Todas as criações Son de Flor são produzidas a partir de linho já amaciado de alta qualidade. Todos os nossos materiais e componentes complementares vêm de produtores e fornecedores responsáveis sediados na Lituânia. Temos orgulho de cooperar com uma das fábricas de costura mais antigas da Lituânia, empregando pessoas com problemas auditivos. Respeitamos os direitos de todas as pessoas envolvidas na produção, venda e entrega de nossas roupas."


"Assim como aquele vestido que a mãe ainda usa em todas as vésperas de Natal, desde que elas se lembram... Por que ninguém faz mais vestidos assim?" Foi com esse pensamento que elas então criaram um vestido midi, com modelagem clássica, gola peter pan e fechamento de botões, com um rodado perfeito para rodopiar, feito do melhor linho que encontraram na Lituânia, nascendo assim o classic dress, o primeiro vestido da Son de Flor e que ganhou o coração de pessoas ao redor do mundo com sua leveza e simplicidade.  As cores que elas oferecem em seus modelos são puro encanto e os nomes dadas a elas são inspirados na natureza como marigold (flor calêndula), spring green (verde da primavera), white magnolia (flor magnólia), rosemary green (verde alecrim). 



Vaida, uma das criadoras, é a mente criativa e responsável por criar os designs das peças que poderão fazer parte do acervo da Son de Flor, ela está por trás de cada criação e aparece em várias das fotografias usando os lindos modelos que sua mente criou. A sua irmã, Indrė, é mais tímida e não aparece muito nas fotos, mas é muito importante por trás de todo o funcionamento da marca através de seu trabalho como gerente geral e outras funções, verificando se tudo funciona bem. A Indrė também é entusiasta em garimpar em brechós e encontrar tesouros de segunda mão (compartilhamos essa paixão)! O time da Son de flor é composto por apenas mulheres na qual podemos conhecer aqui  onde serão apresentadas.  


O foco da son de flor é em como os vestidos — e as outras peças — fazem você se sentir e que através da durabilidade do linho e da fabricação com qualidade, que elas durem muitos e muitos anos para serem usadas em diversos momentos, desde o dia-a-dia até as ocasiões mais especiais, fazendo com que as peças vivam uma vida longa e sejam muito amadas e, consequentemente, usadas. "É sobre como se sentir confortável em nossa própria pele. Son de Flor é sobre você, não sobre moda, nem mesmo estilo. Sem perseguição das estações, sem tendências novas ou velhas. É Eterno. Encantador. Sutil."


Ao descobrir que as peças eram feitas em linho, fui me apaixonando aos poucos por esse tecido ao conhecer cada vez mais sobre a sua história e suas propriedades, ao mesmo tempo que ia me encantando com as peças, as pessoas por trás da son de flor e história da marca e tudo que elas prezam, como a bondade, respeito pela natureza, a beleza simples presente na vida e nas pequenas coisas, apreço pelas diferentes culturas e tradições, entre outras coisas maravilhosas...   



A única coisa que eu sabia sobre roupas feitas em linho é que amassam muito fácil, isso foi o que sempre ouvi minha mãe dizer, que ficariam sempre amarrotadas não importa o que se faça. Eu não sabia de nenhuma das propriedades dessa fibra natural e o quão extraordinário ela é e só fui aprender mais através da Son de flor que compartilha sobre o linho, sua história e propriedades constantemente. O linho é proveniente da planta Linum usitatissimum, essa que quando floresce tem uma florzinha azul linda que dura apenas um dia. Comparado ao algodão por exemplo, o linho é 7 vezes mais sustentável, pois não necessita de tantos cuidados e de irrigação além da própria água de chuva, não agride tanto o solo e aproveita-se todas as partes da planta. O caule e a raiz viram o tecido, a semente é linhaça e as folhas, flores e cascas viram um óleo ou tintura. Linho é totalmente biodegradável em poucos dias.

É a fibra natural mais forte do mundo, tornando as peças em linho resistentes e duráveis por várias décadas, também é mais respirável do que o algodão. O linho é capaz de absorver umidade rapidamente, podendo absorver até 20% do seu peso seco, isso faz com que o pano de linho sempre parece fresco ao toque, ele também é o tecido ideal para peles sensíveis, é hipoalergênico, e protege contra radiação solar UV. Além disso, ele possui alta condutividade térmica, o que significa que em tempos quentes, o linho é mais fresco do que seda e algodão e em tempos frios, esquenta cinco vezes mais do que a lã natural.


As irmãs prezam pela versatilidade das peças e levam isso em mente quando criam os designs de suas peças com modelagens mais clássicas, sendo fácil combiná-las com roupas já existentes no guarda-roupa. Elas sempre demonstram isso em posts no instagram, também através de concursos, e postagens no blog, como elas mesmo criaram como 30 looks aqui usando apenas um vestido clássico como peça de base e aqui usando apenas um smock.  Além disso, as roupas da son de flor são pensadas para serem complementares as outras peças já existentes da marca sendo possível usar as diferentes peças juntas de várias formas criativas. O objetivo é não precisar de muito, com apenas uma peça de roupa conseguir criar diferentes possibilidades, a imaginação é o limite.  


Recentemente elas lançaram a seção Preloved, de roupas que foram amadas anteriormente por alguém, mas por algum motivo — como tamanho errado, mudança de tamanho, entre outros — a pessoa decidiu se desapegar da peça e dar uma nova chance em um novo lar. Nessa seção, os vestidos que poderão estar em condições de: semi-novo, usado sem avaria, usado com marca de uso, irão ter preços mais baixos, condizentes com a natureza da peça, que é de segunda-mão . A iniciativa da seção preloved incentiva o consumo de peças usadas, tais como as peças de brechó, prolongando a vida dessas roupas.  


A Vaida tem compartilhado um pouco dos bastidores e toda a diversão por trás dos ensaios e as criações, neles dá para ver que todos se divertem no processo de fazer as fotos, que os sorrisos são genuínos e as risadas verdadeiras, que tudo é feito com afeto e pensado com carinho e que sentimentos estão presentes em cada etapa. A Son de Flor tem a essência das férias da infância, nos dias festivos de comemoração em família, nos bolos assando no forno perfumando a casa das avós, no aconchego que você sente no abraço que te entrelaça, a poesia dos simples momentos da vida presente em cada fase. Como elas mesmas dizem: "Em tempos de pressa, a Son de Flor é um lembrete constante para desacelerar e apreciar o presente."



Eu poderia, e gostaria até de encher esta postagem com todas as fotos encantadoras da Son de Flor, pois acredito que as fotografias das peças falariam por si só. Mas são tantas fotos que fazem o coração suspirar, que esse post seria interminável, então tive o difícil trabalho de escolher apenas algumas das belas fotos que transmitem os sentimentos que pus nas palavras. Se você quer se encantar mais a fundo, pode acompanhar o blog da Son de FlorDessa vez só apresentei a linda história da marca e todas suas maravilhas, mas ainda irei trazer aqui no twee a minha impressão ao ter um de seus vestidos em mãos.


Continua na próxima postagem... 




Qual foi o seu vestido preferido e a cor? 
Já conhecia a son de flor?


6 comentários

  1. AMEI os vestidos!! Não sei nem qual eu amei mais, talvez o branco com a gola bordada ou o rosa da última foto. Já estou namorando as peças no site. As fotos são realmente impecáveis e a história por trás é tão bonita.

    Adorei o post, Mel. Você escreve lindamente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah é tão divertido ver outras pessoas tão apaixonadas pelas peças e história da son de flor quanto eu! haha
      Também acho lindo esse tom de rosa pétala deles.
      Awn! Muito obrigada pelo elogio gentil. Significa muito ♡

      Excluir
  2. Estou completamente a-pai-xo-na-da! Sensacional a marca, adorei desde o nome até as peças, o objetivo das irmãs, tudo!! Vestidos lindos de morrer, já quero um de aniversário! Amei muito.
    Obrigada por me apresentar a essa marca, já segui eles no insta! Adoro acompanhar o twee, Mel. É cada lindeza que você posta.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adorei saber disso e eu também acho uma gracinha o nome! Ah, seria um presente de aniversário tão mágico, imagina rodopiar com ele ao completar mais um ano de vida...
      Seu comentário me fez sorrir, fiquei muito feliz em ler isso! Muito obrigada, Julie.
      Abraços ♡

      Excluir
  3. Alice Carvalho31 julho, 2021 07:54

    Nada como uma visita ao twee para alegrar minha semana =)
    Que saudades que eu estava das suas postagens, Mel. Não conhecia a Son de Flor, mas agora já sei que não irei mas esquecer esse nome e nem os vestidos. É tudo tão belo.
    Abraços ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa, que alegria ler isso! Fico lisonjeada de verdade :)
      Também acho que nunca mais irei esquecer esse nome, ficou gravado na minha memória e no meu coração!
      Obrigada pelo comentário fofo! ♡♡

      Excluir

♥ Deixe um comentário, eu irei adorar saber a sua opinião sobre o post!

♥ Todos os comentários são lidos e respondidos por mim.

♥ Não é preciso ter um blog ou uma conta para comentar, basta um nome e um email.

♥ Clique na caixinha "Notifique-me" no canto direito caso queira saber qual foi minha resposta para o seu comentário.