Os Moomins


Oi! Será que ainda tem alguém por aqui? Eu acabei dando uma sumida não planejada, deixei minhas ideias guardadas dentro de um baú, junto com os posts para escrever, fotos para editar, várias outras coisas a fazer e desapareci por um tempinho... Volta e meia me batia uma saudade enorme e eu ficava a poucos passos de aparecer por aqui no Twee. Bom, agora finalmente criei coragem e cá estou eu, trazendo uma postagem que acabou de sair do forno! 

Eu vim partilhar alguns pedacinhos de algo que eu fiz pela primeira vez no ano passado e que envolve muitas coisas que eu amo, mas que as principais são: moomins e finlândia. Eu não sei se você, cara pessoinha que está lendo este post, teve a sorte de ter encontrado por acaso em algum momento na sua vida os moomins, ou se alguém querido lhe apresentou a eles, ou se você ainda vive sem saber quem são. Mas de qualquer forma, vou apresentá-los aqui. 


Moomins são os personagens criados pela Tove Jansson, uma mulher finlandesa incrível que foi pintora, escritora, quadrinista, ilustradora e autora de vários livros, sendo suas obras mais famosas a séries dos livros dos Moomins. Os Moomins ficaram tão conhecidos depois da publicação dos livros que acabaram sendo traduzidos para 28 línguas diferentes. Os personagens da Tove e suas histórias foram tão bem recebidos pelo público, que houveram diversas adaptações ao longo dos anos para a TV, sendo uma das mais conhecidas a japonesa de 1990. Seja lendo os livros, ou assistindo alguma das adaptações para a TV, em poucos minutos você vai sentir como se morasse em Moominvalley, uma vila pequena em que todos se conhecem.

O diferencial dos Moomins é que os personagens, apesar de não serem humanos, além de terem personalidades fortes e distintas, possuem defeitos e cometem erros. Os Moomins também cobrem tópicos importantes e obscuros, mas de uma forma leve. Um dos tópicos mais conhecidos é o de abuso emocional, retratado no episódio da série, The Invisible Child, e no sexto livro "Tales of  Moominvalley" em que é partilhada a história da Ninny, que depois de anos sofrendo negligência da sua tia que a tratava com frieza e ironia, se torna invisível e perde a sua voz. 


Eu tive a alegria de os conhecer os Moomins por acaso pela internet em 2012, fiquei curiosa com o design fofo dos personagens e assim acabei descobrindo a adaptação japonesa de 1990 e me apaixonando, cada episódio era como um abraço no coração. Alguns anos depois adquiri o primeiro livro The moomins and the great flood e hoje sonho em conseguir ler todos os outros oito livros escritos pela Tove.

Acho que os Moomins conquistaram conquistaram tantos corações ao redor do mundo por sua simplicidade e por essa sensação de aconchego que eles trazem. Volta e meia eu coloco algum episódio para assistir e fico cheia de nostalgia, assisto com um sorriso estampado no rosto e me divirto como se fosse a primeira vez que eu estivesse assintindo ao episódio, conhecendo os personagens e vivendo aquela aventura. Sinto a mesma coisa quando assisto Winnie-the-Pooh.  


No meado do ano passado houve uma competição anual criada pelo Museu dos Moomins em parceria com Tampere (a cidade filandesa onde se encontra o museu). Foi o segundo ano em que essa competição ocorreu, mas como todo ano há exibições diferentes, o tema principal dessa segunda competição era a nova exibição que compartilhava todos os bastidores de todas as adaptações dos moomins para a TV ao longo da década. Desde as adaptções mais antigas que foram feitas com fantoches, stop motions e outros até as mais atuais em 3D.  

Para competir, era necessário criar um vídeo de 1 minuto e publicá-lo no instagram usando a hashtag fornecida. No vídeo (ou na descrição) você tinha que dizer o porquê que você e seu acompanhante gostariam de ir visitar o museu e ver a nova exposição. Caso você ganhasse, iria poder visitar o  único museu dos moomins no mundo na incrível cidade filandesa Tampere junto com o seu acompanhante e ver a nova exposição, ou seja, realizar um sonho! 



Eu decidi tentar, apesar de nunca ter gravado um vídeo antes, pois não queria perder a chance pequena de talvez poder realizar o sonho de conhecer a Finlândia e o Museu dos Moomins e ainda ver esta exposição tão incrível com os bastidores de criação de todas as adaptações já feita para a TV.  Estava tão animada e extremamente nervosa, pois não sabia por onde começar. Felizmente as ideias começaram a surgir e eu fui criando as cenas na minha cabeça, depois fui as colocando no papel e no final de dez dias eu já tinha o storyboard do vídeo pronto.

Quis fazer algumas referências as cenas de alguns episódios icônicos da série de 1960 dos Moomins como a das nuvens rosas do primeiro episódio e a cena da identificação de flores que se torna o novo propósito do Hemulen. Acabou que no final foi necessário muito trabalho manual: tive que bordar a mochila que eu havia comprado por treze reais no enjoei, tive fazer e decorar o biscoito, moldar o broche de porcelana fria e para as nuvens (que foi a parte mais trabalhosa), precisei tingir lã no tom de rosa mais próximo, pentear depois de seco e fazer cada uma das vinte nuvens à mão e depois colocar fio de nylon para pendurar. Isso sem contar as ideias que deixei pela metade pois não daria tempo de concluir.   



No final várias cenas acabaram não saindo do jeito que eu gostaria e apesar de todo o trabalhão que deu, eu me diverti muito e fiquei tão feliz com o resultado. Apesar de ter sido a primeira vez que eu fiz um vídeo, eu fiquei orgulhosa de como ele ficou no final, mesmo que ainda eu veja algumas "falhas" e cenas que eu gostaria de ter refeito mais vezes. Já na competição, eu acabei não ganhando (clica aqui para ver o vídeo do vencedor no instagram), mas caso haja a competição novamente esse ano e eu estou torcendo para que tenha, eu irei tentar de novo, quem sabe na segunda vez eu consiga. rs

Mas como eles são fofos, eles dão um "prêmio de consolação" para todos que participaram e no mesmo dia que o vencedor é anunciado, entram em contato com você pelo instagram pedindo o seu endereço para enviarem. No ano passado eles enviaram dois adesivos de Tampere, dois cartões postais sendo um de Tampere e outro dos Moomins e 1 pin aleatório de um personagem (o pin que eu recebi foi da Little My). 


O resultado final do vídeo foi este acima, mas caso você prefira ver vídeo pelo instagram (onde ele foi originalmente postado para a competição), é só clicar aqui para assistir o vídeo completo por lá. Bom, eu não poderia deixar de ter registrado aqui a criação do meu primeiro vídeo e a história por trás dele. 

Ps.: se você quiser assistir tanto a série de 1990 quanto a nova série moominvalley, legendado em português é só acessar esse blog onde os episódios estão sendo legendados e publicados aos poucos.



Espero que vocês tenham gostado do post! 

18 comentários

  1. Mel, eu já imaginava que você fosse talentosa, mas hoje você me surpreendeu. Amei conhecer os Moomins através da sua postagem linda. Parabéns pelo vídeo, eu jamais iria pensar que fosse o seu primeiro, ficou tão bem feito e pensado! Já assisti várias vezes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quanta gentileza dizer isso, Rose... eu nem sei o que dizer para lhe agradecer por essas palavras!
      Fico extremamente feliz que você gostou de conhecer os moomins e que achou o vídeo que fiz bom o bastante
      para assistir mais de uma vez, que alegria ler isso ♥ Agradeço de coração pelo carinho, você me fez sorrir.

      Excluir
  2. Extremamente delicada a sua forma de fazer conteúdo <3

    http://isabelpastel.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Que postagem mais adorável! Não conhecia os Moomins, mas gostei muito de saber sobre eles e vou procurar mais.
    Muito legal sua dedicação para o vídeo (que tá lindo,super delicado). Estou torcendo para que eles façam esse concurso novamente e vc possa ganhar e realizar seu sonho.
    Parabéns pelo conteúdo belíssimo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, obrigada pelas palavras doces!
      Eu acho que você iria gostar dos episódios da série icônica de 1990, pois é muito aconchegante.
      Aww! Você é muito gentil, obrigada pela torcida. Também espero que realizem o sorteio de novo, pois me diverti muito fazendo o vídeo e apesar de todo o trabalho, fiquei com saudades haha

      Muito obrigada pelo carinho e pela visita ♥

      Excluir
  4. Sim, tem gente aqui sim! :) Que postagem linda e doce! Um encanto! Não conhecia os Moomins mas já fui conferir e gostei! Parabéns pelo vídeo, ficou muito delicado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, Tiane!! Que surpresa agradável saber que você ainda visita o meu cantinho, fiquei feliz ♥
      Adorei saber que você gostou dos Moomins e acabei lembrando agora de ir atualizar o post colocando
      locais para ver a série animada de 1990 haha
      Agradeço de coração pelos elogios gentis, significa muito!

      Excluir
  5. Bonjour, miss Mel. Ça va?

    Aaaah, que saudades eu estava do blog Twee! Acredita que eu não conhecia essa série e, só depois de assistir ao seu vídeo pelo Instagram, é que fui procurar os episódios no YouTube e me apaixonei. Ainda mais porque só tem os episódios em inglês, e como estou em processo de estudo dessa língua, eles me ajudaram muito no listening e na formação de vocabulário. Por isso, te agradeço muito por compartilhar esse tesourinho conosco.

    Beijos açucarados

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Coucou, Bru! Estou bem e você?

      Poxa, fico tão contente em ler que você sentiu falta do meu singelo cantinho!
      Ah que alegria saber que você conheceu os Moomins através do meu vídeo e que se apaixonou por eles, isso me deixa com o coração aquecido! Ah, quando eu for aprender japonês vou querer re-assistir a série inteirinha para aproveitar o listening, pois assisti os Mommins dublado em japonês e legendado em inglês, não entendo nada pois no momento estudo francês, mas me divirto muito com a dublagem em japonês hihi

      Abraços ♡

      Excluir
  6. Que coisa mais fofa, Mel! Amei mt mt mt! ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aii fico tão feliz em ler que você amou!
      Obrigada, Rafaela ♡

      Excluir
  7. Olá, adorei a sua postagem! Muito fofa a palheta de cores que você sempre escolhe para elas ❤^^ se não for um incômodo... Estou legendando os episódios de The Moomins e em breve postarei eles no meu blog, já que a fanbase brasileira quase não tem nada em português... achei o seu post uma maravilhosa chance de compartilhar isso... ^^;;;
    https://themoominslegendado.blogspot.com/?m=1

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Awn! Fico muito feliz em saber que você gostou do post.
      Que incrível que você está legendando! Já vieram me pedir no instagram onde assistir moomins com legenda em português e eu não soube dizer. Vou fazer questão de editar a postagem para colocar o link :)

      Excluir
  8. Olá, conheci o vale dos moomins recentemente e estou encantada, quero ler todos os livros, assistir à série, consumir os produtos e quem sabe um dia conhecer o museu. Fiquei muito feliz em saber que existem mais fans destes seres fofos. Obrigada por ter compartilhado seu filme, parabéns.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! Poxa que incrível que você conheceu os moomins recentemente e se encantou dessa forma! Aposto que você vai se apaixonar pela série, os livros são muito bons também. E quem sabe um dia você não tenha a chance de visitar o museu?! :)
      É muito legal encontrar pessoas que também conhecem os personagens e gostam.
      Obrigada por compartilhar

      Excluir
  9. Eu morei em Tampere 3 anos e cheguei a ir no museu (https://abelanaoafera.com.br/arquivos/6789/moomin-museo-tampere-finland) É super legal ter acesso á inúmeras coisas do Moomin... eu até mandava para meus PenPals mapas de Helsinki para crianças que eram do Moomin xD (https://abelanaoafera.com.br/arquivos/6124/calendario-do-advento-muumi-2017/ / https://abelanaoafera.com.br/arquivos/6061/moomin-duvet-por-finlayson-original-da-finlandia-%f0%9f%92%9f/) Desculpa os mil link hahah
    Sou apaixonada pelos Moomins desde antes de vir morar na Finlândia. É uma febre também para os Franceses, Chineses e óbviamente os Suécos, já que a Tove era meio Suéca, meio Finlandesa.
    Agora que estou esperando um bebê, comprei várias roupinhas na temática e até cobertor <3 Mas minha última compra "adulta" foi o livro da vida da Tove, comprei lá no Museu mesmo. Aliás, o Museu não é muito interativo, digo, para crianças mas é lindo.

    Beijão,
    Bela
    A Bela, não a Fera - Bookinstagram - Instagram pessoal

    ResponderExcluir
  10. Tenho certeza que alguém atrás de Moomin vai acabar neste post, assim como eu. Com isso, vou deixar aqui que estou traduzindo a série dos anos 90, Tanoshii Muumin Ikka.


    https://proxyfansub.blogspot.com/2022/03/tanoshii-muumin-ikka-legendado.html

    ResponderExcluir

♥ Deixe um comentário, eu irei adorar saber a sua opinião sobre o post!

♥ Todos os comentários são lidos e respondidos por mim.

♥ Não é preciso ter um blog ou uma conta para comentar, basta um nome e um email.

♥ Clique na caixinha "Notifique-me" no canto direito caso queira saber qual foi minha resposta para o seu comentário.