La Sophia: roupas com ar de campo que encantam


Há alguns anos atrás eu acabei conhecendo, por sorte do acaso, a La Sophia e me apaixonando em segundos. Hoje eu não poderia estar mais contente escrevendo esse post, escolhendo cada palavrinha para descrever esse trabalho artesanal tão lindo e cheio de carinho que tenho a honra de apresentar aqui no Twee. Tive o maior prazer de fazer as fotos que irão ilustrar essa postagem e tentei capturar a essência da marca para que as fotos das peças falem por si só.

A La Sophia é uma marca artesanal slow fashion criada pela Francini, ou Fran, de roupas inspiradas pelo estilo clássico e romântico. Cada peça é feita pelas mãos da Fran, que coloca muito amor, pensamento e cuidado em cada criação. Ela preza por fibras naturais, modelagens clássicas e se inspira na natureza, dando a marca um ar retrô e campestre. O nome, La Sophia, foi em homenagem a sua filha que é o braço direito da Fran na gestão da marca e da lojinha.


Todas as roupas são feitas artesanalmente em pequena escala, sendo possível adquirir por encomenda — escolhendo o tecido e o modelo — ou comprando as peças disponíveis à pronta entrega na loja online.  Já escrevi muito aqui no twee sobre o quanto prezo itens feitos à mão, sobre como os trabalhos manuais possuem uma essência única, são feitos com muito carinho e dedicação e chegam até nós com um pedacinho do coração de quem fez ♡




Desde blusas com gola peter pan, vestidos midis com botões frontais, à anáguas com bordado inglês e aventais com babados, a Fran faz de tudo que a sua imaginação permitir criar em seu ateliê de costura em São Paulo. A Fran já fez até mesmo uma peça inspirada no vestido que a personagem Sophie Hatter usa no filme Howl's Moving Castle ou O castelo animado, uma das obras do Studio Ghibli preferidas da Fran.









A peça que eu recebi é o avental marília, um modelo com babados na barra e nas alças até o bib. Na lojinha a Fran também é possível encontrar e outros modelos de aventais disponíveis como o avental alice, todo branco liso sem babados mas igualmente charmoso e o avental verbena. Na La Sophia também é possível encontrar salopetes, as irmãs dos aventais, entre outras peças lindas. Atualmente as encomendas retornam só em fevereiro de 2022.


A caixinha chegou por aqui em um delicioso dia ensoralado e foi uma surpresa inesperada pela rapidez! Eu estava tão animada para abrir e conhecer de pertinho o trabalho da Fran que não parava de sorrir quando abri a caixa. Embrulhado em um laço estava o avental, com a etiqueta da la sophia e um lindo cartão ilustrado da Fran e da Sophia, nele continha as palavras escritas à mão. O avental tinha um acabamento impecável, o tecido lindo de linho era tão macio ao toque, dava para ver em cada detalhe da peça que ele foi feito com muito apreço e cuidado pelas mãos da Fran.


Ele é perfeito para um piquenique, um passeio no parque, passar a manhã pintando em um ateliê, para jardinagem, para passar uma tarde longa na cozinha, preparando deliciosos pratos e assando bolos, ou simplesmente para se sentir pronta para correr em um campo de flores silvestres a qualquer momento. Assim que tirei o avental da caixinha e admirei cada detalhe, fui atrás do meu vestido pêssego para experimentá-lo e foi só eu o pôr que no mesmo instante me senti uma personagem de uma história encantadora, como um filme de época, ou do studio ghibli. É tão maravilhoso como uma simples roupa pode nos fazer sentir tão diferente e nos transportar para tantos lugares.


Foi impossível não deixar a mente vagar na imaginação enquanto estava vestida com o avental da la sophia, imaginei eu na grama, com um livro delicioso de ler, com os raios de sol ao meu redor... ou quem sabe eu saindo do meu futuro ateliê dos sonhos com o meu cavalete para ir pintar telas ao ar livre. Felizmente o parque daqui abriu e eu pude estreiar o avental ao ar livre pela primeira vez, então aproveitei para colocar as imagens da minha imaginação em ação e levei o meu cavalete, tintas, godê e pincel para pintar ao ar livre, só faltou eu ter saído do meu ateliê dos sonhos. Os passarinhos estavam cantando sem parar nas árvores ao meu redor, foi um dos momentos mais mágicos da minha vida! 


Em um outro dia, decidi que iria tornar realidade a cena na grama, usando o avental da la sophia, com um delicioso livro em mãos e um pêssego no bolso (que foi devorado em minutos) para sentar e ler um pouco e, para a minha felicidade, tinham cogumelos bem perto de onde sentei! O laço verde da foto abaixo que estava enfeitando o meu cabelo foi costurado por mim e deu, ao meu ver, um ar de "alice no país das maravilhas" porém trocando o vestido azul por branco, o avental branco por verde e o laço preto da cabeça por este. Só faltou um campo de margaridas para eu me deitar...


É tão maravilhoso quando encontramos alguém que preza pela qualidade, que compartilha o amor pelas fibras naturais, estilos clássicos e coloca tudo isso em sua marca artesanal. Impossível não sentir o afeto e cuidado quando se compra peças feitas à mão em pequena escala. Tenho uma admiração enorme pelo trabalho da Fran, que é uma costureira de mão cheia e que leva magia através das suas peças. O avental será muito usado e amado ao longo dos anos da minha vida... Mal posso esperar para um dia ter a chance de usar o avental para praticar jardinagem no meu próprio jardim dos sonhos!  


lojinha online da La Sophia | instagram: @lasophiastore | instagram da Fran @alma do campo





Espero que tenham gostado do post e de conhecer o trabalho gracioso da Fran. 

O que acharam do avental? 



9 comentários

  1. Que post encantador, que fotografias encantadoras ♥ Lindo o avental!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Awn! Muito obrigada pelos elogios gentis, chuchu. Foi muito divertido planejar as fotos e escrever o post.
      O avental é uma graça né ♡ :)

      Excluir
  2. Tudo lindo, Mel!
    Lindo o post, lindas as roupas e o trabalho de quem fez e linda a modelo também! Adorei e pra dizer a verdade a seção Guarda-Roupa também é a minha favorita do blog Twee! 💌

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, Rose! Você me fez sorrir. Muito obrigada pelas palavras doces. Me senti tão mágica usando o avental! O trabalho primoroso da Fran tem esse efeito na gente. rs
      Fico tão contente em saber que Sr. Carteiro e O Guarda-roupa dividem um espaço no seu coração

      Excluir
  3. Fran, fico tão feliz que você gostou. Seu trabalho é um primor, foi um prazer escrever cada palavra e fazer cada foto. Amo muito meu avental ♥

    ResponderExcluir
  4. Que doce sábado, ler tuas palavras é um acalento. Amei conhecer essa lojinha tão cheia de encantos! ����
    Um abraço querida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Lala, me sinto tão honrada que o twee e minhas palavras e fotografias terem feito parte do seu sábado.
      Fico tão contente que você gostou do post... Suas palavras sempre me fazem sorrir, muito obrigada por cada uma delas :)
      Um abraço de urso ♥

      Excluir
  5. Entrar no seu blog é ser transportado para uma terra de sonhos, flores e grama verdinha! Eu amo tanto o seu capricho em cada detalhe dessa postagem! E igualmente estou apaixonada pelo avental! Que lindeza, eu amei essa cor! Combinou perfeitamente com o seu estilo e essência.
    Um beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai, eu nem sei como lhe agradecer por essa descrição tão linda, queria poder te dar um abraço ou uma fatia de bolo hihi Você fez o meu dia com as suas palavras, Dai! ♥
      Os aventais que a Fran faz são um encanto né, eu sabia que ia amar mas ainda assim me surpreendi na primeira vez que o vesti, fica tão lindo!

      Awn muito obrigada pelo carinho 🌻
      beijinho de coco ♡

      Excluir

♥ Deixe um comentário, eu irei adorar saber a sua opinião sobre o post!

♥ Todos os comentários são lidos e respondidos por mim.

♥ Não é preciso ter um blog ou uma conta para comentar, basta um nome e um email.

♥ Clique na caixinha "Notifique-me" no canto direito caso queira saber qual foi minha resposta para o seu comentário.