Sketchbook da Branca de Neve e os Sete Anões


Finalmente resolvi tirar a poeira dos meus livros para compartilhá-los por aqui! Havia tempo que eu queria deixar registrado aqui no Twee o meu amor por livros, mas como nunca tive vontade de fazer resenhas dos livros comuns que leio, apesar de amá-los, pensei em partilhar por aqui os tesouros da minha vida. E depois de dois anos pensando em um nome para esta nova categoria, cansei de esperar ter uma ideia para um bom nome. Bom, sejam bem-vindos a minha pequena biblioteca não tão secreta e lembrem de fazerem silêncio, shh!

O primeiro livro que resolvi mostrar aqui mora nas minhas estantes há dois aninhos e volta e meia pego ele para me inspirar e suspirar, isso porque é o Sketchbook da Branca de Neve, cheio de esboços feitos para o primeiro filme animado da disney que demorou quatro aninhos para ser criado. Nas fotos abaixo compartilho algumas das páginas para vocês sentirem um pouco da magia que ele carrega. 


Ah! Antes de tudo, deixe-me introduzir esses tesourinhos: The Sketchbook Series são uma série de livros da Applewood Books contendo os sketchs originais de personagens feito durante o desenvolvimento dos filmes clássicos da Disney. A série é composta pelos livros A pequena sereia, Branca de Neve, A Dama e o Vagabundo, Cinderela, Peter Pan, A Bela adormecida,  Pinóccio e Bambi! 



Eu tinha favoritado alguns livros dessa série nos sites de venda de livros de segunda mão estrangeiros, esperando que algum ficasse disponível por uma preço bom. Algum tempo depois, acabei dando uma baita sorte, pois o sketchbook da branca de neve ficou disponível à venda por apenas 6 dólares! Na mesma hora, eu corri para colocá-lo no meu carrinho e no final o comprei no dia vinte e oito de janeiro de 2019 por apenas quarenta reais (frete para o brasil incluso) pelo site Thrift Books. Só tive experiências boas com o site e esse tesourinho de livro foi uma delas. 


A edição é um deleite para os olhos e para as mãos já que o toque das páginas, que possuem uma gramatura alta e são de boa qualidade, e do papel da sobrecapa é macio. A sobrecapa é essa coisa mais linda, em tom pêssego e com esboços da branca de neve e os sete anões (foto acima), no lado oposto tem dois cervo. O livro é bem grande, medindo 29 cm de altura e 23cm de largura e ele é até pesado para o seu número de páginas, graça ao papel grosso usado.


A capa dura é revestida em tecido em um tom de creme acinzentado (foto acima) e bem simples apenas com sketchbook e walt disney escritos. Na contra-guarda /guarda/folha de guarda tem os sketchs dos animaiszinhos e é pura fofura.


Confesso que amaria que a sobrecapa fosse na verdade a capa definitiva pois ela é tão linda que nunca me dá vontade de tirá-la para ver a capa dura sem graça, na minha humilde opinião. rs  


Eu vou, eu vou, para casa agora eu vou! Parara-tim-bum, parara-tim-bum, eu vou, eu vou! 

Esta é a primeira página do livro.




Nas página seguintes, a ilustração colorida acima dos animais da floresta observando a casa dos sete anões e ao lado dela, o esboço da branca de neve em uma refeição na companhia dos anões, em seguinte uma página com a frase "Dedicated to the eternal spirit of childhood in all of us" e uma ilustração do famoso castelo. Depois o clássico "Era uma vez" com uma introdução de uma página de como a história escrita pelos Grimm veio a se tornar o primeiro filme animado da Disney após quatro anos de construção e como o sketchbook traz um pouco de como foi a criação das características marcantes de cada personagem em que vemos no filme. 


O livro é composto por 84 páginas no total. Cada "capítulo" contém 4 páginas sobre um determinado personagem, mostrando os estudos, desde as roupas  "costume and construction" às expressões faciais e sempre com anotações ao lado, nas últimas duas páginas há um esboço mais finalizado com uma fala a respeito da personalidade do personagem e na página final de cada há uma ilustração colorida. Em ordem, temos: Branca de Neve, Mestre, Zangado, Feliz, Dengoso, Atchim, Soneca,  Dunga, A rainha, A Bruxa Má, O Princípe Encantado e O Caçador. De "extra" temos duas páginas com os animais (minhas páginas preferidas) e duas páginas com estudos de cenários.


É muito interessante ler as anotações feitas a respeito das características marcantes na criação dos personagens. 


Peço desculpas desde já por não conseguir fazer jus a beleza e magia do livro através das minhas singelas fotografias. O livro é tão grande que foi difícil fotográfa-lo, pois quando aberto não cabia na minha mesinha e para tirar várias dessas fotos, tive que subir na janela! Mas eu quero filmar o livro página por página, mostrar com mais detalhes, não sei quando vou conseguir por conta da quarentena, mas devo publicar no instagram assim que der e aviso aqui. Por enquanto, deixo aqui alguns pedacinhos:




Apesar de não ser fanática pela Disney, aprecio das os obras mais antigas até as atuais e amo ver os sketchs dos bastidores de criação das animações. Comprei este livro para me inspirar, pois simples esboços já contam suas próprias histórias. Apesar de eu gostar de assistir a Branca de Neve e os Sete anões, não assisto pela história, mas para admirar os detalhes da animação, que é uma verdadeira obra de arte! 




Eu deixei escrever esse post de lado por um bom tempo pois estava triste com a espera de um livro que nunca chegou. Eu tinha o Sketchbook do Bambi na minha wishlist há um bom tempo e durante dois meses inteiro olhei todos os dias nos sites, mas sempre ele estava indisponível. Depois de tanto tempo, finalmente havia chegado uma edição do livro no better world books e estava disponível para a compra! Quase não acreditei quando vi! Dei tantos pulos de alegria, estava tão feliz que eu finalmente ia ter o livro! Trinta dias se passaram depois da compra, depois sessenta, depois oitenta, cem e foi quando eu soube que o livro não ia chegar nunca. Ele foi enviado, mas os sites de livros usados não dão código de rastreio e ele nunca chegou aqui em casa... Eu recebi o reembolso, mas não era o dinheiro que eu queria, era o tão sonhado livro. Às vezes fico imaginando onde que ele está, só espero que esteja em boas mãos. Sei que um dia ainda irei ter uma cópia do Sketchbook do Bambi e quando tiver, certamente irei trazê-lo aqui no Twee :)



Espero que vocês tenham gostado do post e dessa nova categoria! 
Muito obrigada, de verdade, por cada comentário deixado no post passado.
Por terem tirado um tempinho para deixar palavras, 
isso significa muito para mim



14 comentários

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Olá, Mel! 🌻

    Essa é mais uma categoria ou seção em seu blog que se torna a minha favorita. Aprecio tudo que fala sobre livros, pois é com o que eu pretendo trabalhar. O mundo dos livros e da leitura me fascina.
    Sinto pelas experiências ruins que você teve com o site de vendas de livros usados. Mas essas coisas na vida a gente supera...
    Essa postagem é uma inspiração, me deliciei com o texto, que li como se fosse uma cartinha. ✉ Espero que venham muitas publicações da categoria 'Biblioteca' e sobre livros por aqui! 🕮

    Um abraço. Boa tarde.
    ~Cartas da Gleize. 💌💕

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii, Rose! É sempre uma alegria te ver por aqui :)

      Fico tão feliz em ler que a categoria Biblioteca do twee já se tornou a sua preferida! Eu estou cheia de livros tesouros para trazer por aqui, todos de sebo e cheios de histórias queridas! Sorri ao ler suas palavras, é tão bom encontrar pessoas que possuem esse amor por livros! Espero muito que você realize o seu sonho de trabalhar com eles, aposto que você tem muitas coisas lindas dentro de ti para trazer ao mundo!!

      Awn! Amei saber que ler esse post foi como ter lido uma cartinha para você! Obrigada pelo carinho de hoje e de sempre. Suas palavrinhas me deixaram sorrindo ♡

      Excluir
  3. Olá Mel, tudo bem?

    Eu amei essa nova categoria do Twee! Sei que através dela vou conhecer muitas maravilhas.
    A começar por essa coleção de Sketchbook da Disney. Eu amo a desenhar e amo a Disney, só de olhar suas fotos a inspiração já vem. Imagina poder tocar e folhear esse livrão, deve ser mágico. E ele é tão lindinho *-* Dá vontade de ter a coleção completa.
    Vou começar minha caça, em busca deles, quero ter pelo menos um! S2

    Sinto muito pelo sketch do Bambi que nunca chegou. Tenho certeza que você ainda vai ter ele. Pode aparecer no site de novo :D

    E como sempre, eu amei suas fotos! Amei essa nova categoria! Obrigada por ter criado ela, e compartilhar essa lindeza!

    Agora me vou, saindo silenciosamente, sem fazer ruído, da sua querida Biblioteca.

    Até mais, bjos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! Ah fico tão contente em saber que você gostou da nova categoria, eu estou muito animada para trazer aqui todos os livros tesouros que eu tenho na minha estante!
      Eu também fico toda inspirada com esse livro ao observar todos os sketches! Ai, eu queria tanto poder teletransportar ele até sua casa para você poder ver de pertinho cada página e sentir a mágia!
      Espero muito, muito, muito que você consiga encontrar algum dos livros lindos dessa coleção, se eu achar também vou editar o post e colocar o link aqui!!
      Ah obrigada... foi um incidente triste, mas estou confiante que um dia terei o sketchbook do bambi em mãos :)
      Ai que fofa você! Muito obrigada pelo carinho, fiquei tão feliz em saber que você adorou tudo, de verdade. Seu comentário coloriu o meu dia ♡

      Um abraço para ti! Obrigada pela visita.

      Excluir
  4. Bonjour, miss Mel. Ça va?

    Que saudades estava eu de borboletar em seu jardim! Nunca poderia imaginar que quando voltasse a fazê-lo me depararia com um post tão lindinho, e tão minha cara, como um post literário, hahaha. Não sei quais são os motivos de você ter achado suas fotos ruins, pois elas me passaram exatamente a magia desse livro de formato tão diferentão... Aliás, fiquei curiosíssima em saber se ainda eles estão à venda, pois me parece que se tornaram uma preciosidade!

    Por favor, continue com o projeto de nos apresentar sua biblioteca. Dicas literárias nunca serão demais para mim! E tenho certeza de que você nos trará sempre dicas muito interessantes, tão doces quanto o seu blog. Beijos açucarados, au revoir e obrigada pela visita em meu cantinho <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Coucou, Bru!
      Ah que alegria ler isso! Me sinto lisonjeada de receber a visita de uma borboletinha como tu.
      Fico tão contente em saber que você gostou do post e das fotografias, significa muito para mim! Eu também não sei dizer se esses livros ainda estão sendo comercializados em livrarias comuns, pois são tão antigas as edições! Creio que só deve ser possível encontrar os livros da coleção de segunda mão mesmo, isso deixa eles ainda mais especiais...

      Pode deixar que pretendo trazer vários livros queridos para cá! Já fotografei dois e ainda tenho que tirar vários outros da estante para fotografar. hihi
      Muito obrigada pelo carinho de hoje e de sempre, chuchu ♡

      Excluir
  5. Estou simplesmente apaixonada!
    Nunca tinha ouvido sequer falar dessa série de livros, acho que deve ser pouco conhecida aqui no Brasil porque sou muito fã da disney, procuro e conheço muita coisa. Estou muito feliz de agora saber da existência dessas obras primas! Já coloquei os livros na minha wishlist.

    Seu post está lindo, as fotografias são um brilho para os nossos olhos. Amo muito seu blog!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Me alegra saber que você descobriu esses livros através desse post, Júlia. Por isso quis chamar a categoria de "Biblioteca Secreta" pois sinto como se a maioria desses livros fossem segredos que merecem ser compartilhados!
      Obrigada pelo carinho, meu coração fica todo aquecido quando leio que alguém ama o twee ♡

      Excluir
  6. Que coisa mais linda..estou encantada! E suas fotos então? Uma maravilha! ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah é certamente impossível não ficar encantado com este livro tão mágico!
      Gentileza sua dizer isso das minhas singelas fotografias, obrigada de verdade ♡

      Excluir
  7. Não sei nem o que dizer sobre esse livro, essas suas fotos, seu blog e a sensação de alegria e magia que ele transmite. Estou maravilhada! Você tem um olhar tão lindo, escreve tão bem. Já favoritei o twee aqui para não esquecer nunca de visitar esse lugar.

    Obrigada por ter compartilhado esse livro lindo, me apaixonei...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ágatha, além de você ter um nome lindo, também parece ter uma alma de flor! Que comentário mais gentil o seu, chuchu. Muito obrigada mesmo, fiquei tão feliz em ler tudo isso. Que você sempre saia do twee sorrindo ♡

      Excluir

♥ Deixe um comentário, eu irei adorar saber a sua opinião sobre o post!

♥ Todos os comentários são lidos e respondidos por mim.

♥ Não é preciso ter um blog ou uma conta para comentar, basta um nome e um email.

♥ Clique na caixinha "Notifique-me" no canto direito caso queira saber qual foi minha resposta para o seu comentário.