Pot-pourri: pequenos pedaços dos meus dias

mori girl forest round glasses

Estou tão alegre por finalmente estar trazendo um pot-pourri para o twee, depois de tanto tempo querendo contar cada coisinha que ando fazendo nos meus dias e apresentar esta nova categoria para vocês! Para voltar a semear por aqui, decidi compartilhar pedacinhos dos meus dias nesse post. Pot-pourri sempre foi uma palavrinha a qual tenho afeição. Desde que a descobri, há pouco mais de seis anos atrás, me encantei com sua origem, escrita, pronúncia e significado até que ela começou a fazer parte do meu dia-a-dia. Tenho muito amor pelas palavras e algumas carregam algo especial em si que as fazem ter um lugarzinho querido no meu coração e pot-pourri é uma delas. 

Gosto da simplicidade que o significado dessa palavrinha carrega: pedaços misturados em um pote. Podem ser tantas coisas... Talvez flores secas, algumas casca de laranja, pedaços de canela em pau para perfumar um ambiente ou então palavras, cheiro de bolo saindo do forno, um abraço apertado e estrelas no céu para abrir um coração.  Para mim, pot-pourri se encaixa perfeitamente como o nome para alguns posts que desejo escrever aqui, pois estes serão uma mistura de fotos, sensações, pensamentos, melodia, carinho, poesia e qualquer coisinha que eu deseja pôr em um pote post.

bordado


Comecei a bordar! Já fazia algum tempinho que eu queria contar isso por aqui... Em fevereiro decidi que iria começar a aprender a bordar e, sem nenhum conhecimento prévio, eu bordei a frase "Courage, dear heart"  (que é uma das minhas preferidas de Nárnia como já contei aqui.) junto com uma plantinha ao lado que não apareceu nessa foto. Ficou uma gracinha até, porém não fiz os pontos do mesmo comprimento em cada letra e no final isso me incomodou um pouco, mas não quis desfazer pois gostaria de ter como lembrança o meu primeiro bordado do jeitinho que ele é: com vários erros e poucos acertos.

Guardo com muito carinho esse pedaço de algodão cru com minha letra desengonçada bordada, pois eu vejo um começo. Atualmente estou a fazer o meu quinto bordado e já bordei até na minha jardineira, algo que pretendo mostrar futuramente. Eu acho tão lindo a arte de bordar, como com tão pouco é possível criar tudo que brotar na sua imaginação . Cada ponto e cor de linha conta uma história e  me encanta como entre a agulha, o tecido e a linha há tanta poesia...

costura

Ah... costurar! Algo que sempre me encantou, seja na máquina ou à mão. Algo querido que sempre desejei é aprender a e fazer minhas próprias roupas. Ter um guarda-roupa cheio de peças feitas por mim, pensadas com carinho e costuradas com todo o amor e afeto é algo que eu sonho em poder ter, só de imaginar tirar as ideias da minha cabecinha e poder senti-las e vesti-las me deixa tão feliz ao ponto de me fazer querer saltitar!

Estou aprendendo corte e costura aos poucos, mas já estou cheia de ideias e projetos! Ganhei a minha primeira máquina de costura e a cada semana que passa tenho a alegria de aprender algo novo. Eu poderia passar dias e dias só lendo e aprendendo tipos de costuras, acabamentos, modelagem, moulage, entre outros de tão admirada e entretida. 

Fiz esta colagem para representar isso e aproveitei para usar elementos da primavera, pois não desejei boas-vindas para ela aqui no twee (mas fiz um desenho para recebê-la e mostrei no instagram). Sinto muita falta de fazer colagens desde a última vez que montei algumas para essa postagem, mas agora com o Pot-Pourri, vou sempre ter uma nova para fazer e compartilhar por aqui!

desenhar




Sempre tive o desejo no meu coração de desenhar tudo que eu pudesse imaginar. Como muitas crianças, eu também amava pintar, colorir e rabiscar, porém, aos poucos fui pegando cada vez menos no lápis e borracha... Eu fazia alguns rabiscos cá e lá, principalmente em aulas vagas, mas não ia muito além disso.   verdade é que é necessário ter paciência e insistir, usar nem que seja um  minutinho que puder para segurar o lápis com carinho e desenhar, ter em mente que tudo bem cometer erros, afinal, é para isso que a borracha existe. É o que estou tentando fazer agora, praticar, praticar e praticar. 

Em um dia qualquer decidi que iria fazer pelo menos um rabisco por dia e foi quando essa menininha apareceu com seus cabelos encaracolados e cheios como uma juba de leão, já no outro dia apareceu essa coruja com um olhar caloroso. Desde então eu espero nunca mais ficar sem desenhar, pois cada desenho conta uma história, cada traço passa uma emoção e desperta um sentimento.   

arco e flecha



Não lembro quando me encantei pelo tiro com arco, talvez ao ver nas aulas de histórias as ilustrações de índios com seus longos arcos de madeira, ou então quando criança ao estar maravilhada com a história de O Leão a Feiticeira e o Guarda-roupa quando a Susan ganha de presente sua aljava com flechas, um arco e um chifre mágico. Mas o que sei é que desde então me apaixonei pelo tiro com arco tradicional e fiquei animada para um dia ter a oportunidade de aprender.

Para a minha grande sorte, quando fui pesquisar sobre locais aqui que oferecessem treinos de arco e flecha por aqui, acabei encontrando três (quando eu achava que não iria ter nenhum) e tive minha primeira aula experimental. Desde então, treino duas vezes por semana com um professor incrível: um francês quase da idade da minha avó, brincalhão, muito paciente e cheio de energia para ensinar ou acompanhar o treino dos alunos, um verdadeiro ursinho!  

Mas não foi tudo um mar de rosas, na verdade houve muita angústia no início, pois apesar de estar imensamente feliz e animada por finalmente ter a chance de aprender tiro com arco, meus pais surpreendentemente não eram a favor. Mas depois de muita conversa, insistência e tudo mais, deu tudo certo no final e hoje treino do lado de um campo de futebol todo verdinho e fofo (que sempre está vazio) onde os passarinhos amam ficar e com seis árvores que oferecem sombra e companhia. Já vi por lá vários gatinhos, saguis, borboletas, lagartixas, morcegos... amo atirar perto da natureza! 

Essa é uma das únicas fotos que tenho de lá, acho que foi por isso que eu demorei tanto para compartilhar esta novidade por aqui, mas costumo falar sobre os treinos no twitter... E desde o dia em que a foto foi tirada, eu já troquei de arco (saudades, amarelinho! você foi uma grande amigo) e cortei o cabelo. Parece que já passou tanto tempo desde então...

le français





Finalmente comecei a estudar francês! Desde que eu me lembre, sempre houve duas línguas que eu gostaria de aprender: francês e japonês.  E em 2014 eu até comecei a estudar um pouquinho de francês na escola durante as aulas de inglês (com permissão do meu professor. rs), porém depois de sair dessa escola e entrar no ensino médio não encontrava mais tempo. Felizmente, agora que tenho tempo, decidi que iria voltar a estudar francês e finalmente aprender essa língua que me encanta tanto. 

Para trazer um pouco de melodia para este pot-pourri eu trouxe uma música da Pomme, uma artista que eu acabei descobrindo ao acaso e foi amor a primeira melodia! As músicas dela são tão lindas (apesar de eu ainda não compreender completamente as letras em francês) e os vídeos são uma gracinha. A primeira música que ouvi dela foi On Brûrela que se tornou uma das minhas preferidas da vida. Mas para este post eu decidi trazer a música "De quoi te plaire",   pois apesar de ter uma letra um pouco triste, essa música me traz calma e espero que também traga para vocês também.



Eu tento estudar um pouco mais de duas vezes por semana e estou sempre a ouvir músicas francesas e as cantarolando também, já tenho vários filmes para ver e uma lista enorme de livros em francês na minha wishlist para praticar minha leitura!  Ah, se alguém tiver uma música, filme ou livro em francês para me indicar, eu vou amar! Aliás, eu tenho várias músicas preferidas, tantas que eu poderia fazer até um post, quem sabe... 


aquarelar


Estou a cada dia mais apaixonada por aquarela! Já contei por aqui que gosto muito de aquarelar, tanto que costumo fazer algumas aquarelinhas para enfeitar os layouts do twee e tanto esse como os anteriores tiveram sempre algo feito por mim. (as bandeirinhas e os brotos do atual, por exemplo, foram feitos por mim), mas estava ansiosa para ter um tempinho para me dedicar aos estudos dessa técnica tão amada... Esse ano estou decidida a aprender mais e mais!

Em final de 2016 eu aquarelei esse cervo sem intenção, mas fiquei tão feliz mesmo com todos os erros. A minha aquarela mais recente está ao lado, depois de ficar um pouco mais de um ano sem tocar no pincel, aquarelei uma colher de madeira coberta de mel, pois amo a cor e a doçura desse tesouro das abelhinhas. Aliás, falando em mel e abelhas, na postagem passada eu dei mais algumas informações sobre esses polinizadores e sobre o mel! Para ler é só clicar aqui. :)


C'est tout! 

Espero que tenham gostado do post e peço desculpas pelo sumiço, prometo que vou tentar continuar semeando minhas palavras por aqui e regando os brotinhos. 

Muito, muito, muito obrigada pelo carinho no post passado!
 Amo ler cada palavrinha deixada para mim e já respondi a todos


21 comentários

  1. Olá Mel!

    Que postagem mais encantadora essa que você trouxe, adorei essa categoria nova do blog e saber mais o que você anda fazendo...
    Mesmo que a foto do bordado não esteja tão aparente, deu para perceber que ficou uma gracinha nas duas fotos, heheh, eu acho esse tipo de arte lindíssima e tenho alguns que comprei em feirinhas artesanais pendurados nas paredes de meu quarto, dá um charme e fica uma gracinha ^-^ também amo costurar assim como você, eu tive aulas de costura durante dois anos há um tempo atrás, porém acabei aos poucos abandonando o hobby, mas continuo o amando demais e quem sabe algum dia eu retorno com ele!

    Essa foto sua na aula de arco e flecha ficou tão lindinha, imagino ela sendo uma ilustração de algum livro de aventura, sério, ficou muito graciosa <3
    Já ia me esquecendo de comentar sobre seus desenhos que ficaram bem bonitinhos, eu gostava muito de desenhar quando era mais nova, amava desenhar personagens de animes e as vezes eu me aventurava criando histórias em quadrinhos rs.

    Abraços,
    antique faerie

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Bia!!! É a segunda vez que escrevo aqui, tinha lhe respondido há algum tempo atrás mas esqueci de enviar o comentário e quando percebi e clicar no botão de publicar depois de algumas horas, ele atualizou a página e eu perdi tudo que eu tinha digitado (fiquei tão triste...). Peço desculpas pela demora para responder, chuchu. Saiba que suas palavras sempre colocam um sorriso no meu rosto e sou muito grata por cada visita ♥

      Ah fico tão, tão, tão feliz em ler que você gostou do Pot-pourri!! Estava há meses querendo trazer esta categoria para cá, ela já se tornou uma das minhas preferidas por ser tão divertido de escrever os posts, além de amar o nome que foi pensado com carinho. hihi
      Ah muito obrigada, chuchu! Quem sabe um dia eu não tire uma foto boa de verdade do bordado..

      Já fiquei imaginando as preciosidades que você comprou nas feirinhas, seu quarto deve ter ficado ainda mais adorável com os bordados. Se um dia você tirar uma foto deles, eu irei amar ver :)
      Eu amo descobrir quando as pessoas também são apaixonadas por costurar, então com você não foi diferente. Eu espero que você um dia volte a costurar, Bia. Eu acho que ficaria com vergonha de participar de aulas, mas adoraria um dia fazer um workshop de costura já que sou apaixonada por workshops!

      Awn quanta gentileza sua dizer isso, Bia! Dei um sorriso tão bobo ao ler suas palavrinhas gentis... Adoraria viver uma grande aventura, até fiquei imaginando qual ser mágico ou animalzinho seria o meu companheiro. haha
      Muito obrigada!! Imagino que suas histórias em quadrinhos devessem ser muito graciosas.

      Abraços floridos para ti ❀

      Excluir
  2. Ah Mel, o seu post atiçou em mim velhas e boas lembranças... Desenhar, colorir, pintar, aquarelar...
    Entre 2013 e 14, fiz um curso de Modelagem, que me deixou cada vez mais com vontade de fazer minhas próprias roupas e quem sabe até montar um ateliê, embora minha paixão mesmo seja escrever e produzir livros românticos... :) Mas há espaço em meu coração tanto para a "máquina de escrever"/no caso ou na verdade o computador com seu editor de textos, o Word, quanto para a máquina de costura! Sonho em breve ter a minha própria máquina de costura!
    Suas fotos são sempre lindas, você é linda, mas, adorei a foto de você simulando atirar com a flecha.

    Tenho uma música para te indicar, só que está metade em inglês, metade em francês, apesar que, até onde sei, a letra original desta música, foi composta toda em francês, já que a autora mesmo, Édith Piaf, era francesa. Alguém mais tarde deve ter mesclado e incorporado o inglês a uma parte da música.
    Conhece ¨La vie en rose¨? :)
    https://www.youtube.com/watch?v=lPCxm9kwO98

    Aproveito e te indico/apresento também a Reneé Dominique.

    Obrigada pelo carinho que você sempre teve comigo, você e a Bruna do La Petite Souris me acolheram tão bem...

    Amei a postagem de hoje!
    Um abraço apertado.
    ~Rose Gleize.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa, Rose... você não imagina o quão contente eu fiquei ao ler isso. Me sinto tão grata por ter, através deste post, ter feito você lembrar de lembranças tão agradáveis!
      Que legal saber que você fez esse curso, Rose! Modelagem (e moulage) são fascinantes para mim, então imagino que deva ter sido uma experiência muito boa o curso.
      Eu espero muito para que você consiga ter a sua própria máquina de costura em breve para que possa alimentar o seu amor pela costura. É tão bom termos um coração grande o bastante para caber todas as nossas paixões confortavelmente... ♡

      Awn muito obrigada, flor do campo! É muita gentileza sua dizer isso...
      Ah conheço sim! La vie en rose é uma música tão bonita e a Édith Piaf é admirável por suas canções belas e verdadeiras. Apesar de achar a tradução da música para o inglês graciosa, a versão original em francês é bem diferente na letra, mas para mim é igualmente encantadora.
      Esse cover da Reneé traz tanta paz... não era familiarizada com a moça, mas achei a voz e o jeitinho tão calminho tão doce!

      Você me enche de felicidade com seus comentários envolvidos de amor e bondade, Rose!
      Eu que tenho que lhe agradecer por sempre colorir os meus dias com suas visitas, sinto como se estivesse tomando um chá com você em um jardim florido toda vez que trocamos palavras.

      Abraços de urso para ti! ❀

      Excluir
  3. Oi mel, tudo bom? Que palavras encantadoras.
    Eu fico muito feliz sobre você ter adicionado mais essa categoria no seu cantinho, sempre bom saber mais sobre pessoas que nos inspiram.
    Sempre quis aprender a bordar mas ainda não tive a oportunidade e ando treinando aquarela (como te disse em um e-mail).
    Seria tao bom se você postasse mais sobre sua rotina aqui no blog, te conhecer melhor sabe?
    Adorei a foto do Arco e Flecha, parece ter saído dos livros de aventura que sempre tem uma guerreira <3


    De qualquer forma, continue sendo essa pessoa maravilhosa ta?
    Amo suas palavras, entram e aquecem o coração de uma forma que nem sei explicar

    Ótima postagem!
    Um abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Samantha!!
      Que alegria te ver por aqui e ter o prazer de ler um comentário seu :)
      Ah fico tão contente em saber que você gostou do Pot-pourri, significa muito para mim. Foi uma delícia escrever e montar esse post, eu me diverti tanto... E fiquei tão animada que já quero logo trazer outras categorias novas para cá. hihi
      Que alegria saber que você sempre quis aprender a bordar! Se for possível para ti, consiga um bastidor e duas agulhas (caso você seja como eu e consiga perder com facilidade uma agulha. ops!), algumas meadas com cores bonitas e comece em qualquer tempo livre que você tiver! Borde um frase ou então uma flor da primavera... Depois do meu primeiro bordado eu perdi o medo, diferente da aquarela, não preciso ter a minha atenção total enquanto bordo. Hoje bordo quando vejo um filme, ou até um episódio de algo que esteja passando na tv depois do almoço. rs

      Ah sobre a rotina não sei se seria possível esse ano, pois por enquanto não tenho uma... Se um dia eu tiver partilharei aqui sim. Por enquanto os únicos dias definidos da semana são os do treino de arco e flecha. Aliás, muito obrigada por este elogio tão grande! Livros de aventura são uns dos meus preferidos, então amei a comparação gentil.

      Awn você é muito fofa, amora. Muito obrigada por seu carinho tão acolhedor! Sorri do início ao fim ao ler este seu comentário tão lindinho. Por favor, continue sendo essa pessoinha tão adorável também, tá? haha

      Suas palavrinhas coloriram o meu dia!
      Agradeço com todo o meu coração por cada uma delas, Samantha. Muito obrigada mesmo... ♡

      Abraços floridos para ti ❀

      Excluir
  4. Puxa Mel, você é mesmo uma pessoa única e com uma visão de mundo mega especial.
    Adorei a sua iniciativa de aprender a bordar, e o carinho com que você decidiu guardar esse momento da sua vida. Depois não esquece de mostrar o esquilinho pra gente, tá bom?

    Que bom que você conseguiu transformar a decisão dos seus pais sobre o arco e flecha =) parece ser algo tão incrível! Eu também tenho muita vontade de aprender, mas curiosamente tinha esquecido desse desejo, obrigada por me lembrar.

    Esse ano eu também comecei a estudar francês, porém não com a mesma intensidade que você. Minhas aulas são no YouTube mesmo, no canal Os Franceses Não Tomam Banho. Deixo ele como dica para te ajudar.

    Torço para que você possa continuar a semear amor aqui no blog.
    Beijinhos e abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah Anne, você é sempre tão querida! Muita bondade sua dizer isso, obrigada ♡
      E pode deixar que não esquecerei de mostrar o esquilinho por aqui. Aliás, hoje mesmo termino de bordar a cauda felpuda dele! hihi

      Ah fico tão feliz em saber que você também tem vontade de aprender arco e flecha. Espero que não volte a esquecer desse seu desejo e que consiga realizá-lo em breve, viu? :)

      Yay!! Você é a primeira pessoinha que encontro que também está estudando francês, Anne!! Estou tão feliz, agora posso te indicar muitas músicas, livros e filmes. hihi
      Eu assisto alguns vídeos no youtube também, mas acho que leio mais sites explicando os assuntos. E não conhecia o canal, mas a moça parece ser tão simpática! Aproveito para lhe indicar Français Avec Pierre, tem como ativar as legendas em francês nos vídeos e tem site também, se não me engano. Bons estudos para ti!

      Aww muito obrigada pelo seu carinho... é sempre tão acolhedor ler suas palavras calorosas que sinto como se estivesse recebendo abraços de raios de sol.

      xoxo ♡!

      Excluir
  5. Bonjour, miss Mel.
    Mais um post recheado de amor, carinho pela vida, gratidão e pequeninas felicidade que precisam existir no nosso dia-a-dia. Fico tão contente quando volto ao seu cantinho! Obrigada por me proporcionar pílulas de doçura via Internet.
    Uau, não acredito que você treina arco e flecha! Um dos meus maiores sonhos é treinar esgrima, uma arte semelhante por seu tempo de existência e pela carga de magia que ela traz consigo. Na foto, você parece uma elfa de Senhor dos Anéis, haha.
    O bordado é algo que também venho treinando e, realmente, é um orgulho quando completamos um tecido, mesmo que com falhas e desacertos. Os primeiros bordados tornam-se nossos xodozinhos.
    Beijos açucarados e até o próximo post.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Coucou!
      Oh, como não sorrir ao ler algo tão cheio de amor como suas palavras, Bru?! Fiquei com vontade de lhe dar um abraço... Você não imagina o quanto seus comentários enchem os meus dias de alegria, significa tanto para mim pensar que você sente tanto apreço pelo o twee ao ponto de sempre dedicar um tempinho para semear palavras tão fofas por aqui. Agradeço imensamente por este gesto tão amável, chuchu.

      Ah eu acho esgrima fascinante!! Desde criança eu adorava assistir esgrima nas olimpíadas. haha
      Hoje eu fico animada para ver sempre patinação artística, ginástica artística, tiro com arco, esgrima e saltos ornamentais, amo muito! Espero que você possa realizar esse sonho seu em breve, Bru :)

      Awn obrigada! Amei a comparação mágica. haha
      Que legal saber que também estás bordando, Bru. Nada mais gratificante que terminar uma peça depois de tanto tempo e carinho posto em cada ponto... Adoraria ver alguns dos seus bordados no La Petit Souris!

      Obrigada por sempre deixar suas belas palavras para mim aqui no twee!
      Abraços apertados ♡

      Excluir
  6. Dias bem passados. Beijinho e tudo de bom.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nada melhor do que preencher os dias com atividades que nos trazem conforto e felicidade, Sandra! :)
      Abraços floridos e uma boa semana para ti ❀

      Excluir
  7. Menina quanta coisa você tem aprontado! Você é hiper talentosa com trabalhos manuais. Adorei tudo! Seus traços, as aquarelas, o bordado, tudo lindo! Parabéns pela sua dedicação!

    E essa sua foto com arco e flecha ficou linda! Parece que você está num mundo mágico hehe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tenho feito muita arte mesmo (no sentindo de bagunça também. rs)
      Ah, Claudia! É muita gentileza sua dizer isso... Não acho que sou hiper talentosa, mas sei que vou florescer se eu me dedicar bastante e não desistir.
      Muito obrigada pelo carinho, de verdade. Fiquei sorrindo com suas palavrinhas!

      Excluir
  8. Mel, ficou uma gracinha este post. Amo ler o que você escreve. Você é o meu tesouro. Bjs da mamy

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Awn! Muito obrigada, mama.
      Abraços e beijinhos para ti ♡

      Excluir
  9. Quantas coisas maravilhosas você está aprendendo. De tudo isso, eu adoraria aprender a costurar. Seria mesmo muito bom poder criar minhas próprias roupas, do jeitinho como as imaginei. Minha avó costumava costurar, assim como minha mãe e minha irmã o fazem. A mim, infelizmente, não foi passado esse conhecimento. Vivemos em uma sociedade machista que nos priva de muitas coisas e acho que nunca passou pela cabeça de ninguém ensinar esse arte para aquele menininho descuidado e desengonçado. Não que eu ainda não posso aprender, é claro.

    você já assistiu ao filme "Les chansons d'amour"? É um musical francês muito fofo e um de meus filmes favoritos, ao lado de "Le fabuleux destin d'Amelie Poulain", que certamente você conhece.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jefferson, eu espero muito que você possa aprender a costurar um dia! Para mim, costurar é uma daquelas coisas que parece abrir a porta de um mundo novo para nós, um cheio de possibilidades e cor.
      Uma pena tão grande não terem lhe ensinado, infelizmente temos enraizados na sociedade atual tantos pensamentos sexistas que acabamos colocando as pessoas em caixinhas.. :(

      Ah! Eu ainda não assisti este, mas está na minha lista desde o ano passado! Adoro o ator Louis Garrel, ele tem tantos filmes interessantes. E sim, acho que hoje é muito difícil encontrar alguém que não conheça o filme da Amélie. Aliás, você já viu o filme "L'Ecume des Jours?" :)


      Ps.: desculpe-me pela demora para responder seu comentário e obrigada por deixá-lo!

      Excluir
  10. Não é hoje, 06/01, o aniversário do Twee? Cadê a festa, Mel? Pois então farei eu mesmo, haha. Parabéns por mais um ano de blog! Acompanho desde 2015, eu acho. Esse espacinho sempre me rendeu bons assuntos para refletir e criar histórias, talvez porque parece ser um mundozinho apartado do que existe por aí, que é de tanto barulho e confusão. Nesses anos a menina Mel cresceu, mas o encanto com que olha tudo não foi afetado. Você, Pequena Princesa, trate sempre de crescer, de ser melhor a cada dia, sem ser uma "pessoa grande". Um grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, quase quase!!! Foi no dia 05/01, mas só de você lembrar já fico muito contente, de verdade ♡
      Esse ano não consegui fazer nenhuma comemoração, dezembro foi tão corrido para mim e quando vi, faltavam 6 dias pro aniversário do twee, então decidi que iria fazer cupcakes, mas dois dias antes vi que não tinha dois ingredientes fundamentais e acabei desanimando. rs

      Mas suas palavrinhas me deixaram muito, muito, muito feliz! Muito obrigada por deixá-las por aqui, você coloriu o meu dia! E pode deixar que estarei sempre a crescer :)

      Excluir
  11. Bonjour Mel! Amei o post e adorei saber que está estudando francês :) Faço francês na faculdade (Letras - francês e português) e gostaria de te indicar alguns livros para leitura e de gramática. As duas primeiras gramáticas que gosto muito são a Grammaire progressive du français e a Grammaire focus, gosto muito por elas serem diretas no conteúdo e ter muuuitos exercícios. Além dessas duas, a Grammaire Écho e a Grammaire des premiers temps são boas principalmente para exercícios. Já em relação a outros tipos de livros, eu indico o livro Le petit Nicolas, que foi um livro que lemos no primeiro ano da faculdade :). Espero que goste! Obrigada por compartilhar suas paixões. <3

    ResponderExcluir

♥ Deixe um comentário, eu irei adorar saber a sua opinião sobre o post!

♥ Todos os comentários são lidos e respondidos por mim.

♥ Não é preciso ter um blog ou uma conta para comentar, basta um nome e um email.

♥ Clique na caixinha "Notifique-me" no canto direito caso queira saber qual foi minha resposta para o seu comentário.